• 28.08
  • 2009
  • 13:29
  • -

Curso on-line de ferramentas digitais recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para o curso à distância Ferramentas Digitais para Jornalismo Investigativo, oferecido pelo Knight Center para Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de agosto.

O curso, ministrado pela Argentina Sandra Crucianelli, é em espanhol, voltado para jornalistas latino-americanos. O objetivo é apresentar técnicas de investigação pela internet e por bancos de dados nacionais. Serão apresentadas ferramentas da Web 2.0 e software especializado. O conteúdo será passado de 14 de setembro a 30 de outubro. A carga horária será de 10 a 15 horas semanais.

Além do espanhol, é necessário conhecimento básico de inglês e programas comuns, como Explorer, Office e Winzip. O curso é pela internet, logo é necessário acesso à banda larga. O ritmo poderá ser ditado pelo próprio aluno, contanto que atinja a metas semanais - bom para quem tem problemas com horários.

Cada semana terá um módulo, que consiste em material de áudio e PowerPoint, assim como conteúdo teórico e recursos online. Os exercícios serão por meio de fóruns de discussão e o exame final será na última semana de aula. É exigida a criação, para quem ainda não possui, de uma conta de e-mail Google ou Yahoo.

As vagas são limitadas, logo serão priorizados jornalistas atuando em horário integral há, no mínimo, três anos, com poucas perspectivas profissionais e que não tenham participado do curso anteriormente. O candidato não deverá estar frequentando quaisquer outras aulas.

Assinatura Abraji