Curso gratuito para jornalistas em SP discute cenário político brasileiro
  • 20.09
  • 2018
  • 13:30
  • Rafael Oliveira

Formação

Curso gratuito para jornalistas em SP discute cenário político brasileiro

Foto: 8ª edição do Programa Rio Branco para Jornalistas

As Faculdades Rio Branco (FRB) promovem nas próximas quatro terças-feiras o curso gratuito “O Brasil em Pauta 2018: eleições, política, economia e imagem internacional”. A iniciativa faz parte da 9ª edição do Programa Rio Branco para Jornalistas e ocorrerá nos dias 25.set, 2, 9 e 16.out, das 9h às 12h10, no campus Lapa. As vagas são limitadas, e os jornalistas interessados devem escrever ao e-mail [email protected] para que seja enviada a ficha de inscrição.

O programa abordará os principais aspectos políticos, sociais e econômicos que envolvem o atual panorama nacional com impactos internacionais, como a atuação do Judiciário na política brasileira e no processo eleitoral, análises do perfil dos candidatos, intenção de votos, cenário econômico, situação atual pós-pacote de reformas do governo atual, perspectivas econômicas e comerciais; a ONU e a imagem do Brasil no mundo.

Durante os encontros, os jornalistas terão a oportunidade de se atualizar sobre os temas e adquirir subsídios para a construção de novas pautas, abordagens e linhas de pensamento, além de poder compartilhar ideias com colegas de profissão. Os participantes que atingirem 75% de frequência receberão certificado de “Extensão Universitária”.

Serviço
“O Brasil em Pauta 2018: Eleições, política, economia e imagem internacional”
Datas: 25/09 e 02, 09, 16/10, às terças-feiras
Horário – 8h40 coffee
Aula: 9h às 12h10
Faculdades Integradas Rio Branco, Avenida José Maria de Faria, 111 – Lapa – Sala Q3
Inscrições: [email protected]

Confira a programação:
25/09 – Terça-feira
1ª aula: “A Interferência do Judiciário na Política Brasileira e a Cobertura da Imprensa”
Renata Carraro 
Advogada e jornalista. Doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista, formada em Direito com especialização em Direito Público pela Faculdade de Direito de Curitiba (1993). É professora na ESPM e nas Faculdades Integradas Rio Branco (FRB), nos cursos de Direito e Comunicação Social. 

02/10 – Terça-feira
2ª aula: “Eleições Brasil 2018: cenário político, candidatos, análise dos últimos acontecimentos e impactos internacionais” 
Pedro Costa Júnior
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Conferencista nacional e internacional e especialista em Política brasileira e norte-americana. Professor nas Faculdades Integradas Rio Branco, atua nas áreas de Teoria das Relações Internacionais, Economia e Política Internacional, Filosofia Política e Relações Internacionais Contemporâneas. 

9/10 – Terça-feira
3ª Aula – “As contrarreformas do Estado”
Ivan Lucon Jacob
Doutorando em Desenvolvimento Econômico (História Econômica) pela Unicamp. Mestre em Economia pela Unesp. Atua como pesquisador no GPHEC/FCLAr/UNESP (Grupo de Pesquisa em História Econômica e Social Contemporânea). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crise do Capital no século XXI, Capitalismo Financeiro, Dívida Pública, Economia Política, História Econômica e História do Pensamento Econômico. 

16/10 – Terça-feira
4ªAula – “Brasil: cenário interno e perspectivas no comércio internacional” 
Cristiane Mancini
Mestre em Economia pela PUC-SP com pesquisas realizadas na Itália (SOS Impresa). Membro do grupo de pesquisa em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia (EITT) da PUC-SP. Especializações e extensões pela Tor Vergata (Roma), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Universidade de Brasília (UNB), Universidad de Rosario (Argentina), PUC-SP, FIPE e CAENI (USP), FGV (Rio de Janeiro), European Comission, FIPECAFI, UNESP e Câmara Municipal de São Paulo. 

Assinatura Abraji