CruzaGrafos cria programa de treinamentos
  • 28.01
  • 2021
  • 11:41
  • Abraji

Formação

CruzaGrafos cria programa de treinamentos

A partir de hoje (28.jan.2021), redações brasileiras, grupos de freelancers, universidades e organizações do terceiro setor ligadas à educação e à transparência de dados poderão se inscrever para receber treinamentos da equipe do projeto CruzaGrafos.

Lançada em nov.2020, a iniciativa permite investigar relações de poder e redes de interesses de forma visual sem a necessidade de ser especialista em ciência de dados. É um trabalho feito pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e pelo Brasil.IO, com o apoio da Google News Initiative.

O CruzaGrafos é uma ferramenta gráfica de software livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados, ao possibilitar a visualização de relações em grafos, que permitem interligar diversas informações em uma espécie de teia.

O projeto tem dados de todas as empresas do Brasil inscritas na Receita Federal – atualmente 43,9 milhões de CNPJs. E também concluiu a inclusão de informações de candidaturas políticas de 2014, 2016, 2018 e 2020 - um total de 1,1 milhão de pessoas que disputaram cargos públicos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Considerando candidaturas, empresas e seus sócios, o projeto tem agora 70,7 milhões de dados.

Muitas das possibilidades de uso do CruzaGrafos podem ser vistas na newsletter do projeto e no curso introdutório ministrado ano passado em parceria com a Transparência Internacional Brasil.


Como vai funcionar

A Abraji e o Brasil.IO vão realizar os treinamentos de forma on-line, com duração mínima de uma hora, abordando temas como:

  • O que é a teoria dos grafos e como pode ajudar a investigação jornalística?
  • Dados abertos e transparência como aliados da investigação jornalística e de conformidade
  • Como funciona a base de dados da Receita Federal?
  • Como funcionam as bases de dados do Tribunal Superior Eleitoral?
  • Cruzamento de dados para encontrar indícios de fraudes e relações de poder
  • Estudos de bases de dados locais de cada grupo

A equipe do CruzaGrafos é composta por Daniel Bramatti, ex-presidente da Abraji e editor do Estadão Dados; Reinaldo Chaves, coordenador de projetos da Abraji; Álvaro Justen, programador, professor de programação e fundador do portal de dados abertos Brasil.IO; e Stefano Wrobleski, jornalista de dados e editor no InfoAmazonia e coordenador de geojornalismo na Earth Journalism Network da Internews.

Os treinamentos serão pagos, com valores de acordo com o porte das empresas, grupos e instituições. Para freelancers o curso será ministrado em grupos de no mínimo cinco pessoas. Não haverá cobrança para universidades públicas.

Empresas de outras atividades também poderão se inscrever, desde que não sejam dependentes exclusivamente de partidos políticos, de algum órgão de um dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ou de entidades que promovam lobby empresarial.

Todos os interessados devem procurar o projeto pelo e-mail [email protected] para marcar uma reunião inicial de apresentação, sem custo.

“Nosso trabalho apenas usa informações públicas, mas numa quantidade enorme ou que estão dispersas. Porém, depois de nossos meses de desenvolvimento, foi possível criar um projeto para visualizar e pesquisar tudo isso de forma prática e intuitiva, em milhões de linhas de informação. É esse conhecimento que desejamos compartilhar agora com esses treinamentos, para que mais e mais jornalistas e pesquisadores possam usar isso em sua rotina profissional e acadêmica”, comenta Reinaldo Chaves.

O CruzaGrafos é aberto a todos os associados(as) da Abraji. Mas o público externo pode testar a ferramenta por 30 dias. Clique aqui para mais informações.

Quem quiser fazer parte da Abraji pode ver os passos neste link. Veja também aqui como apoiar o Brasil.IO.

Foto de capa: Reddit

Assinatura Abraji