• 15.09
  • 2006
  • 07:18
  • MarceloSoares

Cruz Vermelha promove curso sobre jornalismo e conflitos armados

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) promove junto com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) a quinta edição do Curso de Informação Sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado, apoiado pelo projeto Repórter do Futuro, desenvolvido pela Oboré Projetos Especiais. As palestras acontecerão em São Paulo, nos dias 30 de setembro, 07, 14, 21 e 28 de outubro, com carga horária de 15 horas e são oferecidas 20 vagas para estudantes de jornalismo.

Na programação, serão abordados aspectos do Direito Internacional dos Conflitos Armados para o trabalho da imprensa, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV em quase 80 países e discutir questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do correspondente em situações de risco.

Entre os palestrantes e entrevistados deste ano, estarão o presidente da Abraji, Marcelo Beraba; Ricardo Galhardo, correspondente de O Globo no sul Líbano, Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV; Luis Felipe Kraemer Carbonell, chefe de planejamento do Centro de Comunicação Social do Exército; Raugeston Benedito Bizarria Dias, diretor de ensino da Polícia Militar de São Paulo; e João Paulo Charleaux, porta-voz do CICV.

Antes do evento, foram realizadas palestras entre os dias 11 e 15 de setembro para estudantes de jornalismo na USP, PUC, Cásper Líbero, Mackenzie, Metodista e Unisantos. Os candidatos devem preencher uma ficha de pré-inscrição para participar da seleção, no dia 23 de setembro. Mais informações na página da Oboré na Internet: http://www.obore.com e pelos telefones (61) 3248-0250 e (61) 8122-0119, com João Paulo Charleaux.
Assinatura Abraji