Covid-19 e populações rurais são tema de live da Abraji com Catarina de Angola na quinta (18)
  • 11.06
  • 2020
  • 11:00
  • Abraji

Formação

Covid-19 e populações rurais são tema de live da Abraji com Catarina de Angola na quinta (18)

Foto: Olívia Godoy

Em razão de instabilidades na conexão da internet, a nona edição das lives da Abraji sobre pandemia e jornalismo, prevista inicialmente para a última terça-feira (16.jun.2020), será realizada nesta quinta-feira (18.jun.2020), no horário tradicional: às 21h, no Instagram.

O tema da vez são os desafios e as alternativas de comunicação para as populações rurais e camponesas do país. A convidada é Catarina de Angola, jornalista pernambucana com atuação na área e fundadora da Angola Comunicação, agência de assessoria com foco em organizações sociais do campo. 

Angola é comunicadora social com quinze anos de experiência, mestra em Políticas e Estratégias de Comunicação e desenvolve ações de comunicação voltadas para organizações sociais que atuam com agricultura familiar, agroecologia e convivência com o Semiárido. Já trabalhou na Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e hoje também integra o Terral Coletivo de Comunicação Popular.

Em conversa prévia com a Abraji, a jornalista afirma que um desafio de mão dupla ganha novos contornos com a pandemia: fortalecer o acesso da população campesina à informação de qualidade, ao mesmo tempo em que se leva as demandas e realidades dessa parcela populacional para o todo da sociedade. 

“A covid-19 escancara nosso perfil de país desigual. No meio rural, escancara a realidade da falta de acesso à informação. Temos pouco conteúdo contextualizado e regionalizado no campo brasileiro”, diz.

As redes sociais, afirma, se consolidam como canal de escape para a divulgação de informação, mas são insuficientes em um país no qual uma em cada quatro pessoas não tem acesso à internet, como mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) de 2018.

Angola chama atenção ainda para o processo de interiorização do novo coronavírus, conforme vem alertando o Sistema de Informação para Monitoramento da Pandemia do Coronavírus, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em sucessivas notas técnicas. Essas e outras questões serão abordadas na entrevista, que será conduzida por Adriana Barsotti, diretora da Abraji.

“Neste momento, compartilhar experiências é essencial, ainda mais se queremos uma comunicação diferente. Entender coletivamente o que está acontecendo e as diferentes realidades que compõem o nosso país é fundamental”, comenta.

Na Angola Comunicação, a jornalista explica que há prioridade para a contratação de profissionais negras sempre que uma equipe é composta para assessorar um projeto. “Queremos uma empresa que reforce os direitos humanos e a comunicação enquanto um direito de todas as pessoas”.

Nas semanas anteriores, o espaço virtual das lives da Abraji teve a participação de Ana Lucia Azevedo (O Globo), Raull Santiago (Coletivo Papo Reto), Kátia Brasil (Amazônia Real), Vinícius Assis (correspondente brasileiro na África), Ciara Carvalho (Jornal do Commercio), Tai Nalon (Aos Fatos), Ruben Berta (Blog do Berta) e Milton Jung (CBN). A íntegra das conversas está disponível no Instagram.

No período, o Programa Tim Lopes de Proteção aos Jornalistas, gerido pela Abraji, também organizou duas lives sobre os desafios de fazer jornalismo nas fronteiras e os 18 anos do assassinato de Tim Lopes.


Matéria atualizada em 17.jun.2020 para alterar informações sobre a data da transmissão.

Assinatura Abraji