Coordenado pela Abraji, Fórum lança campanha pelo controle social das ações dos candidatos eleitos em 2022
  • 08.11
  • 2022
  • 16:30
  • Abraji

Acesso à Informação

Coordenado pela Abraji, Fórum lança campanha pelo controle social das ações dos candidatos eleitos em 2022

A responsabilidade de eleitores e eleitoras com a democracia não acaba quando o voto é depositado na urna. Acompanhar o que as pessoas eleitas farão – e também o que deixarão de fazer – é um importante papel a ser exercido por cidadãos e cidadãs. Para ajudar nesse trabalho de verificar se as promessas de campanha estão sendo cumpridas, o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, atualmente coordenado pela Abraji, apresenta uma iniciativa para obter informações de qualidade sobre os(as) parlamentares eleitos(as) em 2022.

Composto por 30 membros da sociedade civil, o Fórum de Acesso é uma coalizão voltada para o monitoramento da implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI). Para dar início às comemorações dos 11 anos de sanção da lei, celebrado em 18.nov.2022, o grupo lança hoje (08.nov.2022) a campanha #DepoisDasUrnas, que tem por objetivo auxiliar a população no acompanhamento das propostas e ações do presidente, senadores(as) e deputados(as) que saíram vitoriosos na última eleição.

A campanha ocorrerá ao longo do mês de novembro, com a divulgação de ferramentas e conteúdos, úteis ao exercício do controle social, nos perfis nas redes sociais dos membros do Fórum. “A ideia é ser um agente facilitador, de maneira pró-ativa, propiciando acesso rápido a informações dispostas em fontes confiáveis. Assim, a população é estimulada e passa a ter um canal para saber onde procurar esses dados”, comenta Katia Brembatti, presidente da Abraji

Na primeira publicação da #DepoisDasUrnas, as organizações compartilham quatro ferramentas de transparência ativa para monitorar as atividades do Presidente e parlamentares. Nas próximas semanas, a campanha apresentará ferramentas de transparência passiva, dicas, cursos e materiais para ajudar na consulta aos dados. 

“Acompanhar de perto as ações de agentes públicos eleitos é uma forma de verificar se estão realizando seus compromissos de campanha e se estão de fato agindo de acordo com o interesse público. Assim, é possível cobrar e pressionar quando estiverem falhando”, complementa Marina Atoji, gerente de projetos da Transparência Brasil, organização que também integra o Fórum.

Conheça as ferramentas da Abraji para cobrir eleições

Recentemente, a Abraji publicou uma matéria especial com dicas de ferramentas e recursos que podem ser de grande ajuda para jornalistas na cobertura política. O texto destaca cinco caminhos de investigação que podem gerar matérias exclusivas sobre partidos e candidatos, a partir de ferramentas como o Pinpoint, CruzaGrafos, Publique-se, Crtl+X e Aleph. Saiba mais clicando aqui.

Assinatura Abraji