• 06.07
  • 2011
  • 15:58
  • Knight Center

Congresso Internacional de jornalismo investigativo começa esta semana em São Paulo

Publicado no site “Knight Center -  Blog Jornalismo nas Americas” em 27 de junho de 2011

A partir da próxima quinta-feira, 30 de junho, terá início o 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Realizado anualmente desde 2005 pela Abraji, o evento reúne jornalistas, estudantes e professores interessados nas melhores práticas jornalísticas e técnicas de reportagem. Serão mais de cem palestrantes do Brasil e do exterior em cerca de 70 mesas, painéis e oficinas de treinamento. 

O principal tema do encontro deste ano será jornalismo on-line e os desafios para a reportagem investigativa na plataforma digital. A programação ainda oferece painéis sobre crime organizado, política, megaeventos esportivos, fundamentos da reportagem, técnicas de RAC (Reportagem com Auxílio do Computador) e outros temas.

Grandes nomes da imprensa internacional estarão presentes, entre eles Aron Pilhofer, do jornal norte-americano The New York Times, que fará um relato sobre o que há de mais recente em trabalho com bancos de dados na Internet e o jornalista islandês Kristinn Hrafnsson, que assumiu a dianteira do WikiLeaks depois da prisão de Julian Assange.

A programação conta também com importantes jornalistas brasileiros, como Juca Kfouri, Marcelo Tas, Eliane Brum, Eduardo Faustini, Miriam Leitão, Elvira Lobato, Ricardo Noblat, Fernando Rodrigues, Marcelo Beraba e Ricardo Gandour.

O congresso de 2011 homenageará o jornalista e professor Rosental Calmon Alves, titular das cadeiras da Fundação Knight e da Unesco junto à Universidade do Texas. Fundador e atual diretor do Centro Knight para Jornalismo nas Américas, Rosental é “um dos mais respeitados teóricos do jornalismo no planeta”, elogiou a Abraji.

As inscrições online já estão encerradas, mas os interessados ainda podem se inscrever no local do Congresso, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (rua Casa do Ator, nº 275), em São Paulo. Para mais informações, acesse o site do evento.

 

Assinatura Abraji