Congresso da Abraji será de 23 a 29 de agosto
  • 21.05
  • 2021
  • 19:04
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Congresso da Abraji será de 23 a 29 de agosto

O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, um dos eventos de jornalismo mais importantes da América Latina, já tem data para acontecer: entre os dias 23 a 29.ago.2021. As inscrições para esta edição estarão abertas no mês de julho e serão divulgadas no site da Abraji e nas redes sociais. 

Na programação de 2021, teremos a exibição de cinco dias de painéis, cursos e debates, entre os dias 23 e 27 de agosto. No dia 28.ago.2021, será realizado o VIII Seminário de Pesquisa e, no dia 29.ago.2021, o 3º Domingo de Dados.

Devido à pandemia, o evento será feito de forma remota. Em um esforço para garantir qualidade, bem-estar e tranquilidade para palestrantes e participantes, algumas palestras serão gravadas e outras transmitidas ao vivo. Na edição anterior, que bateu o recorde de 10 mil inscritos, tivemos a apresentação de 105 painelistas, sendo 17 internacionais. Os nomes dos palestrantes de 2021 começam a ser anunciados em junho.

Como é de praxe, o Congresso é feito por jornalistas para jornalistas. A Abraji realizou uma campanha para colher sugestões dos associados e do público externo. A diretoria e a equipe da Abraji estão finalizando a curadoria para começar a convidar os painelistas.

O Congresso da Abraji é realizado anualmente desde 2005. Na programação constam painéis sobre técnicas de reportagem, novas iniciativas jornalísticas, modelos de negócio, e temas relevantes para o jornalismo brasileiro e internacional. Debates como ameaças à democracia, segurança de jornalistas e temas de extrema relevância ao país (meio ambiente, transparência pública, racismo, desigualdade e polarização política) também fazem parte da conferência. 

Em versão digital, o sábado é reservado para discutir pesquisas acadêmicas na área e trabalhos de conclusão de curso (TCCs). O Domingo de Dados foi idealizado para treinar jornalistas e estudantes em ferramentas disponíveis para fazer reportagens com auxílio de banco de dados, desde como lidar com planilhas gigantes e entender como as bases funcionam, passando pelas linguagens de programação como R, Python e SQL, além de estatística para jornalistas. 

Assinatura Abraji