• 10.05
  • 2008
  • 05:08
  • Abraji

Congresso da Abraji em Belo Horizonte tem mais de 400 participantes

O segundo dia do 3º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo teve mais de 400 participantes, entre palestrantes, jornalistas e estudantes inscritos. Promovido pela Abraji, o evento tem sua sede no UNI-BH, em Belo Horizonte, e recebe o apoio do jornal Estado de Minas, entre outras instituições.

A cobertura das administrações municipais foi um dos temas discutidos no segundo dia do 3º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. "A boa cobertura de cidades pauta a administração, influencia na eleição", afirmou nesta sexta-feira o jornalista Paulo Motta, editor do caderno Rio do jornal "O Globo". Segundo ele, quando a imprensa se aprofunda em temas que afetam de fato a vida da população do Rio de Janeiro - como dengue, violência, favelas e ordem urbana -, os prefeitos - e os candidatos a prefeitos - são obrigados a apresentar respostas à sociedade.

O jornalista Fábio Oliva, editor do jornal "Folha do Norte", lembrou que a denúncia publicada pela imprensa é, muitas vezes, a única punição a políticos corruptos. Criado em 2004, o jornal editado por Oliva vem publicando reportagens que contribuíram para o afastamento de seis prefeitos em Januária, um município de apenas 65 mil habitantes. "Em cidades pequenas, como Januária, o desvio de R$ 140 mil, de uma escola que deixou de ser construída, compromete o futuro de várias gerações de uma mesma família."

A importância de se fazer um jornalismo investigativo de qualidade, com ética e compromisso público, foi tônica de todas as discussões. Entre os palestrantes do dia estavam repórteres premiados por reportagens que provocaram avanços no combate à corrupção nas administrações, como Lucas Figueiredo (Estado de Minas) e Eduardo Faustini (TV Globo).

Jornalistas estrangeiros, de diferentes países, fecharam os trabalhos do dia dividindo com os congressistas experiências do jornalismo investigativo em seus países - Estados Unidos, Espanha, Paraguai, Colômbia e Argentina, entre outros.

Veja o que já saiu sobre o congresso:

Congresso da Abraji começa com homenagem à Associação Brasileira de Imprensa
Congresso da Abraji recebe mais de 400 inscrições de profissionais e estudantes
Terminam neste domingo, 4 de maio, as inscrições para o congresso da Abraji
Novo presidente do STF falará de dano moral e liberdade de expressão no congresso da Abraji
Congresso da Abraji terá participação do redator-chefe de investigação do jornal El País
Seminários sobre fundamentos da reportagem têm grande procura no congresso da Abraji
Cobertura de eleições será um dos temas principais do congresso da Abraji
Congresso da Abraji terá curso que ensina a cobrir índices e indicadores sociais
Congresso da Abraji, em Belo Horizonte, terá sete seminários sobre cobertura policial
Inscreva-se para o 3º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo em Belo Horizonte
Inscrições para o 3º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo serão abertas dia 8/4
Ganhe um desconto para participar do congresso da Abraji
Congresso da Abraji em BH terá cursos para ajudar na cobertura das eleições municipais

Assinatura Abraji