
- 13.08
- 2025
- 11:31
- Laura Toyama
Formação
Congresso da Abraji chega aos 20 anos com recorde de palestrantes e diversidade
O Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji chegou à sua vigésima edição em 2025 como um dos maiores eventos da categoria na América Latina, com recorde de atividades, palestrantes e diversidade.
Dos dias 10 a 13 de julho, foram 168 atividades, incluindo transmissões ao vivo e lançamentos de livros. O público foi de 2.140 pessoas durante os quatro dias, incluindo a modalidade online, palestrantes e convidados.
No conteúdo, novidades enriqueceram a programação: as mentorias individuais para participantes com palestrantes internacionais, debates sobre reportagens e contextos políticos do jornalismo lusófono e mesas de Excelência Abraji, que reconheceram reportagens de impacto de jornalistas de todo o Brasil. O Seminário de Pesquisa também contou com uma nova adição, a Mostra Abraji de Jornalismo Investigativo para Estudantes de Jornalismo, com o objetivo de estimular a produção de reportagens de alunos em formação.
O objetivo da organização do evento, neste ano, foi ampliar a inclusão de grupos minorizados no Congresso, tanto entre o corpo de palestrantes, quanto de participantes através de bolsas e parcerias com organizações de diversos segmentos.
Foram oferecidas 141 bolsas, sendo 12 do programa Defensores Ambientais; 15 do Caravana; e 12 como parte do XII Seminário de Pesquisa de Jornalismo Investigativo. Já as iniciativas financiadas contaram com 15 bolsas para profissionais que atuam com jornalismo local; três para estudantes de baixa renda; três para indígenas; 30 para mulheres negras; 9 para as mesas Excelência em Jornalismo; e 12 para jornalistas freelancers, além dos 30 participantes da Jornada Galápagos, que tiveram a estada estendida e acesso ao Congresso. As iniciativas tiveram financiamento da I’Max, Forbidden Stories/SafeBox, Transparência Internacional - Brasil (TI-BR), da jornalista e diretora da Abraji Basília Rodrigues, e apoio da Fundação Lemann e do YouTube.
Dados da Abraji mostram a participação de palestrantes de 22 estados e Distrito Federal, representando 85 municípios. Palestrantes pretos, pardos, amarelos e indígenas somaram 34,8% do total. Em termos de gênero, a maioria foi de mulheres cisgêneras (50,7%), seguidas por homens cisgêneros (32,9%), mulheres transgêneras (1,2%), pessoas não binárias (0,7%), travesti (0,4%) e homens transgêneros (0,4%).
- Dados de gênero e raça entre palestrantes
Gênero
Raça
As pessoas com deficiência corresponderam a 3,2% dos palestrantes, um aumento muito expressivo em relação a 2024, no qual esse grupo representava apenas 0,3% do total.
Trilhas temáticas e conteúdos
No total, foram 168 atividades, distribuídas em 16 trilhas temáticas e mesas patrocinadas, somando o Congresso e o 7º Domingo de Dados. As atividades em formato de palestra foram a maioria, correspondendo a 48,8% da programação, seguidas de oficinas (32,1%), debates (16%) e entrevistas (3,1%).
A trilha de dados foi a mais representativa, correspondendo a 23% da programação — um dos dias do evento, o Domingo de Dados, é exclusivamente dedicado a essa temática. Já as mesas de Cobertura Especializada corresponderam a 12% do total, abordando temas como jornalismo esportivo, segurança pública e economia, seguido de COP 30 e Meio Ambiente e Democracia, ambas com 8,7%. Os destaques dados a esses temas foram compatíveis com a demanda dos participantes por oficinas e mesas que pudessem oferecer uma orientação sobre a cobertura do evento ambiental que acontece em novembro no Pará, além de acontecimentos de política global e nacional de grande impacto para a sociedade.
Ao todo, foram 32 palestrantes internacionais, originários de países como Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Moçambique e Venezuela. Suas experiências foram fundamentais para discussões de destaque do evento como o uso de Inteligência Artificial no jornalismo, dados e política internacional e seu impacto para a imprensa. Em 2025, também contribuíram com mentorias individualizadas oferecidas para participantes, que tiveram a oportunidade de trocar experiências com os estrangeiros sobre suas áreas de atuação e técnicas de investigação.
Também marcaram presença na programação o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, sabatinado a respeito das fraudes bilionárias no INSS, e a CEO da COP 30, Ana Toni, que respondeu a perguntas dos jornalistas sobre os impactos do evento em Belém e seus propósitos. Marcelo Rubens Paiva, jornalista e autor do best-seller Ainda Estou Aqui, que inspirou o filme homônimo, participou de debate ao lado de Fábio Gusmão e Juliana Dal Piva. As entrevistas contaram com transmissões simultâneas, disponíveis para inscritos na modalidade online no site do Congresso.
Perfil do público
No total, a 20ª edição registrou a participação de cerca de 2.140 pessoas, entre participantes das versões presencial e online e palestrantes.
- Público geral (online, presencial e palestrantes)
Comparativo de raça entre o público geral
Segundo os dados coletados na plataforma, 1.723 se cadastraram e responderam à pergunta sobre sua raça/etnia. Entre os participantes, 61,1% se autodeclararam brancos, 22% pardos, 12,2% pretos, 1,9% amarelos e 0,8% indígenas. Se identificaram com outros grupos raciais 0,2% e os que preferiram não dizer corresponderam a 1,5% do total de respostas.
Perfil profissional
Entre palestrantes e participantes, predominaram aqueles que atuam como profissionais de jornalismo e comunicação social. Entre os participantes, há destaque para o alto número de estudantes de jornalismo, que corresponderam a 41,8% do total. Cresceu o número de jornalistas entre o público geral, que foi de 44% (2024) para 45,9% (2025).
- Dados de gênero e raça entre participantes - Presencial
Gênero
Raça
- Dados de gênero e raça entre participantes - Online
Gênero
Raça
Homenageados do 20º Congresso
Para celebrar os 20 anos de realização do Congresso, a Abraji prestou homenagem conjunta a nomes já reconhecidos em edições anteriores — jornalistas consagrados e reconhecidos como pilares fundamentais da profissão, cujas trajetórias abriram caminhos para tantos outros profissionais comprometidos com a defesa do jornalismo. A cerimônia aconteceu no dia 10 de julho, ao fim do primeiro dia do evento, no Teatro ESPM. Um documentário foi exibido durante a atividade.
Estavam presentes Carlos Wagner, Dorrit Harazim, Elaíze Farias, Fabiana Moraes, Kátia Brasil, Míriam Leitão e Rosental Calmon Alves. Os homenageados fizeram falas breves durante a cerimônia, mediada pela presidente da Abraji, Katia Brembatti, e pela vice-presidente, Maiá Menezes.
Confira os nomes de todos os homenageados:
Angelina Nunes, Carlos Wagner, Caco Barcellos, Clóvis Rossi (in memoriam), Dorrit Harazim, Elio Gaspari, Elaíze Farias, Elvira Lobato, Fabiana Moraes, Jânio de Freitas, Joel Silveira (in memorian), José Hamilton Ribeiro, Kátia Brasil, Lúcio Flávio Pinto, Marcelo Beraba, Marcos Sá Corrêa, Míriam Leitão, Paulo Totti (in memorian), Rosental Calmon Alves, Tim Lopes (in memoriam) e Zuenir Ventura.
Todos foram homenageados em edições anteriores do Congresso.
Cobertura Oboré
Há 15 edições a Abraji conta com a parceria institucional da Oboré para fazer a cobertura do maior encontro de jornalistas do país. Neste ano, a Redação-Laboratório contou com 132 integrantes, divididos em seis diferentes núcleos de produção, sendo eles: texto, blog, artes, redes sociais, fotografia e especiais.
Ao longo dos três dias do Congresso da Abraji e do Domingo de Dados, foram produzidas ao todo 108 matérias, 101 ilustrações, 40 vídeos e 87 séries de fotos. Todas as produções foram publicadas no blog da cobertura e nas 310 postagens feitas no Facebook, Instagram e X. O balanço completo dos números também está disponível no blog (confira aqui).
A Redação-Laboratório faz parte do Projeto Repórter do Futuro, que foi criado pela Oboré em 1994. A iniciativa tem o objetivo de promover atividades de autodesenvolvimento para estudantes universitários, como cursos, reportagens, rodas de conversa, entrevistas e redações-laboratório.
Patrocínios
Pelo segundo ano consecutivo, parte da programação foi oferecida por organizações parceiras, com 9,3% das atividades patrocinadas. Foram 54 patrocinadores (contra 52 de 2024), viabilizando a infraestrutura necessária para ampliar a diversidade regional sem reduzir o tamanho do evento. Além disso, houve um total de 232 organizações presentes, incluindo instituições acadêmicas, veículos e associações da sociedade civil.
Patrocinaram o 20º Congresso: John S. Knight Fellowships, Google, Uber, World, Novo Nordisk, Cloudwalk, Transparência Internacional - Brasil, Grupo Globo, Jusbrasil, Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), Alma Preta, Textual Comunicação, I'Max Communicate More, SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), Itaú, AFD (Agence Française de Développement), Poder360, Projor (Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo), R Consortium, ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), RSF (Repórteres sem Fronteiras), Artigo 19, Python Software Foundation, Amado Mundo, Tokio Marine Seguradora, AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e The Journalism Company.
Foram apoiadores de conteúdo: YouTube, Basília Rodrigues Comunicação, Forbidden Stories, UNAIDS, Pulitzer Center, Fundação Lemann e Revista Cenarium.
Atuaram como parceiros institucionais: Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, GBR Comunicação, Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), Covering Climate Now, Chef Keila Aviano, Transmídia, Globo News, Folha de S. Paulo, Eficientes, Abert, SEJ (Society of Environmental Journalists), Agência Mural, Portal Imprensa, Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), Galápagos Newsmaking, DiversaCom, ANJ (Associação Nacional de Jornais), Pacto Pela Democracia e Oboré.
Certificados
Os certificados de participação online e presencial serão emitidos após o dia 14 de agosto. Quem ainda não viu ou não se inscreveu no Congresso online tem até o dia 31 de agosto para assistir a no mínimo 70% da programação e obter o certificado de participação.
Todos os que compareceram ao evento presencial ou assistiram a, no mínimo, 70% do evento online receberão certificados, a serem disponibilizados no site.
Inscrições para o Congresso online
Ainda dá tempo de assistir as atividades do 20º Congresso da Abraji. O ingresso para a modalidade online é gratuito. Ele dá acesso às mesas transmitidas ao vivo do Teatro ESPM, como ‘O Caso INSS: entrevista com o ministro da Previdência’ e ‘Rumo à COP30: desafios e pressões da política ambiental brasileira’. Os conteúdos ficam disponíveis para acesso até o final de agosto. Faça sua inscrição no site do evento através do link: congresso.abraji.org.br/inscreva-se.
Créditos da imagem: Luciana Vassoler/Abraji
