Conferências e festivais discutem jornalismo
  • 17.10
  • 2022
  • 16:08
  • abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Conferências e festivais discutem jornalismo

Até o fim do ano, quatro eventos que promovem cursos, workshops e debates sobre o jornalismo no Brasil e no mundo estão na agenda de profissionais e estudantes brasileiros. Três capitais do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Recife) serão sede de conferências e festivais com abordagens específicas para tratar de temas como projetos e estratégias para a sustentabilidade, jornalismo de dados, credibilidade da imprensa mundial, riscos à democracia, bastidores e técnicas de grandes investigações.

Depois dos Congressos da Abraji e da Jeduca, realizados respectivamente em agosto e setembro deste ano, o próximo encontro ligado à Comunicação é a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), cuja edição on-line será realizada de 31.out.2022 a 3.nov.2022. A versão presencial acontece no primeiro fim de semana de novembro (dias 5 e 6), na faculdade ESPM, em São Paulo, com transmissão ao vivo de atividades. 

O evento, apoiado pela Abraji, é focado em três trilhas: Jornalismo de dados, destinada a participantes que desejam aprender ou aprimorar as habilidades básicas necessárias para trabalhar com técnicas; Publicadores de dados, pensada para organizações e funcionários de governos interessados em publicação de dados abertos, APIs, painéis em tempo real e melhores práticas para disponibilizar informações; e Métodos digitais, recomendada para quem deseja aprender novas estratégias envolvidas no trabalho baseado em dados aplicado às ciências sociais.

Promovido desde 2016 pela Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil, o Coda.Br 2022 prestará homenagem ao jornalista americano Philip Meyer, que tem 92 anos e cunhou o conceito Jornalismo de Precisão. Por causa da idade de Meyer, a filha dele participará da sessão. “Pai do jornalismo de dados terá sua vida e obra contada por sua filha, amigos e pessoas que tiveram a carreira transformada por sua obra”, explica Marcelo Soares, em artigo sobre o autor. 

O Coda.Br encerra a edição com o anúncio dos vencedores da quarta edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, uma iniciativa da Escola de Dados,  com apoio da Abraji e da Transparência Brasil. Saiba mais sobre a programação, preços e inscrições aqui.

O Hotel Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro, sediará em novembro a Conferência Latinoamericana de Periodismo de Investigación (COLPIN, na sigla em espanhol), organizada pelo Instituto Prensa Y Sociedad (IPYS), do Peru, com apoio da Abraji. Considerado um fórum internacional importante para a discussão e reconhecimento de reportagens investigativas, o evento reunirá nomes consagrados no Brasil e no exterior - cerca de 50 palestrantes de 15 países da região. Durante quatro dias, de 9 a 12.nov.2022, jornalistas, colunistas, editores e gestores de organizações e redações fazem parte de mesas redondas, workshops e painéis. 

“A COLPIN é assistida pelos autores das mais importantes investigações jornalísticas do último ano na América Latina, bem como por um público ansioso por aprender e trocar experiências profissionais, que visam fortalecer suas habilidades e integrar uma comunidade internacional de jornalistas investigativos”, diz o material de divulgação.

O time Abraji consta na programação, que ainda não foi divulgada oficialmente. Cristina Zahar, secretária executiva, entrevista Juliana Dal Piva, colunista do UOL que investigou o patrimônio e as finanças do clã Bolsonaro e por isso foi alvo de ataques e ameaças. Marcelo Beraba, cofundador da Abraji, terá duas participações como mediador: uma sobre o escândalo de pastores no MEC com repórteres que investigaram o caso; e outra sobre os riscos à democracia, ao lado de Dorrit Harrazim, colunista de O Globo. A presidente Katia Brembatti coordena a sessão que discute os assassinatos de Dom Phillips e Bruno Pereira, enquanto Guilherme Amado apresenta reportagens que expuseram corrupção de governos do México, da Guatemala e do Brasil. 

Associados(as)  Abraji têm desconto e pagam 40 dólares pelo ingresso. Mais informações aqui. A programação vai ser divulgada em breve e constará nas nossas redes sociais.

O Festival 3i NE terá sua 4ª edição regional no Recife, no sábado, 19.nov.2022, no campus da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), promovido pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), criada em mai.2021.

“Estamos muito felizes em realizar este que será nosso primeiro evento presencial desde o lançamento da Ajor. E é muito significativo que ele seja no Nordeste: a região já é a segunda em números de associados e um polo de inovação e de novas iniciativas de jornalismo digital. Queremos que o 3i Nordeste seja um momento-chave para a criação de novos empreendimentos de jornalismo e para a formação de parcerias editoriais e financeiras, que vão fortalecer ainda mais o nosso ecossistema”, afirma Maia Fortes, secretária executiva da Ajor.

Apoiado pela Fundação Ford, o evento é resultado do esforço da organização “em expandir sua atuação e o número de associadas fora do eixo Rio-São Paulo, assim como descentralizar a discussão sobre inovação do jornalismo e atrair o olhar de financiadores para outros estados”. O novo formato prevê um momento de encontro entre as sessões em área aberta da universidade e um happy hour artístico. As inscrições podem ser feitas aqui.

Com temáticas e propósitos diferentes, o Festival Piauí de Jornalismo, promovido pela revista piauí, volta ao calendário de eventos jornalísticos depois de dois anos de pandemia. A sétima edição, com apoio do YouTube, está marcada para os dias 3 e 4.dez.2022 (sábado e domingo), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O evento “traz para o Brasil grandes nomes do jornalismo mundial para discutir a credibilidade da imprensa numa época em que a mentira se disfarça de notícia”.

“O mote é a crise de credibilidade da imprensa mundial, causas e maneiras de revertê-la. O painel de convidados é diversificado geograficamente (jornalistas da África, EUA, América Central, Europa), etnicamente e também em relação aos tipos de organização (do New York Times a pequenas iniciativas locais, do Axios à OCCRP), porque sabemos que não há receita única para enfrentar o problema”, comenta José Roberto de Toledo, curador do festival, ex-presidente da Abraji e colunista do UOL. Os ingressos custam de R$ 300 a R$ 900, a depender do perfil do(a) participante (estudante, profissional ou assinante da revista piauí). 

O que vem por aí em 2023

Outros eventos internacionais que pensam as grandes questões do jornalismo já foram definidos para o ano que vem.

A Nicar é a primeiro, entre 2 e 5.mar.2023, em Nashville, Tennessee, nos Estados Unidos. É voltada para jornalismo de dados e idealizado pela organização estadunidense Investigative Reporters and Editors (IRE). O IRE também promove sua conferência internacional em jun.2023, em Orlando, na Flórida.

A 24ª edição do Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ, na sigla em inglês), será realizada de forma híbrida em Austin, no Texas, nos dias 14 e 15.abr.2023.

O  maior encontro de jornalismo da Europa, o International Journalism Festival (IJF), criado em 2006 e sediado em Perugia, na Itália, atrai estudantes e profissionais de todo o mundo entre 9 e 23 abr.2023.

No Brasil, o Festival 3i, realizado pela Ajor, desponta como outro evento de grande porte e deve acontecer em maio.

A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), a Abraji e a International Fact-Checking Network, que realiza o GlobalFact, e Meida Part  ainda não definiram as datas de seus congressos.  

A Conferência Global de Jornalismo Investigativo de 2023 (GIJC23) será entre os dias 19 e 22.set.2023, na cidade histórica de Gotemburgo, na Suécia. É o maior encontro internacional de repórteres e editores investigativos do mundo, e chega à 13ª edição. O foco é treinamento sobre as mais recentes ferramentas e técnicas, workshops de ponta e extensas sessões de networking e brainstorming.
 

Assinatura Abraji