Como a Abraji organiza o maior congresso de jornalismo do Brasil
  • 23.07
  • 2021
  • 19:26
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Como a Abraji organiza o maior congresso de jornalismo do Brasil

O maior evento de imprensa do Brasil e um dos mais importantes da América Latina é resultado de um esforço que mobiliza todo o time da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Para conceber e realizar o 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, é necessário o empenho de conselheiros, diretores, associados, equipe do escritório, fornecedores e organizações parceiras. As inscrições começam na próxima segunda-feira (26.jul.2021).

Com data de início marcada para daqui a um mês, o Congresso vai durar sete dias: de 23 a 29.ago.2021. Em função da pandemia de covid-19, o evento será virtual e gratuito pelo segundo ano seguido. Quem puder, será convidado a doar qualquer quantia para a Abraji seguir defendendo a liberdade de expressão e de imprensa e o direito de acesso à informação.

Até o momento 17 convidados estrangeiros confirmaram presença. O número de palestrantes brasileiros deve passar de 150. 

A preparação do Congresso leva um ano. Equipe, conselho e diretoria se reúnem para avaliar o conteúdo, o formato e as respostas aos questionários enviados aos participantes sugerindo melhorias. É estabelecido um cronograma tanto para convidar os palestrantes como para divulgar as diferentes etapas de trabalho, incluindo a divulgação da data e do formulário para colher as sugestões do público.

Para esta edição, foram coletadas mais de cem ideias de temas via formulário, sem falar nas que chegaram pelos canais de comunicação da Abraji. Além das contribuições de conselheiros e diretores, a equipe acompanha o noticiário em busca de assuntos quentes para montar a grade. “É um time pequeno, mas muito comprometido em fazer sempre o melhor Congresso”, diz Cristina Zahar, secretária-executiva da Abraji, responsável pela gestão da equipe, captação de recursos e supervisão de todo o conteúdo. 

As mais de 70 oficinas, palestras, painéis e entrevistas demandam que a gerente-executiva, Maria Esperidião, o gerente de comunicação digital, Thiago Assunção, além dos estagiários Paula Beatriz Neiva e Caê Vatiero, se mobilizem em diversas conversas para acertar os temas trabalhados no Congresso e a forma de abordagem. Estagiários de outros projetos, como Lucas Oliveira e Heloísa Fortes, entram na força-tarefa, assim como o coordenador de projetos Reinaldo Chaves, responsável pelo Domingo de Dados, e a assistente jurídica, Letícia Kleim, que revisa contratos e autorizações de uso de imagem.

Uma vez definidos os temas principais, começa o envio de convites e a engenharia para organizar uma agenda, com o desafio de escrever em três idiomas e conciliar horários em fusos diferentes. Outra preocupação é diversificar as mesas, ampliando veículos, regiões, gênero e raça.

​​​​​Reunião com Márcia Maria Cruz do Coletivo Lena Santos

Reunião com o professor Samuel Pantoja Lima, da Universidade Federal de Santa Catarina

A escolha dos temas centrais da 16ª edição do Congresso também demandou trabalho. Estarão em debate ataques à imprensa, modelos de negócios e sustentabilidade, segurança digital, meio ambiente, riscos à democracia, pandemia, desinformação e jornalismo de dados.

Assim como no 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que teve 10 mil inscritos, recorde absoluto do evento, a Abraji oferecerá dois eventos paralelos.

Pesquisadores, estudantes e jornalistas se reúnem no sábado (28.ago.2021) no VIII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo para assistir à apresentação de artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Em 2021, debates importantes que envolvem mercado e academia também estão na programação.

Marcada para 29.ago.2021, a terceira edição do Domingo de Dados oferecerá cursos, além de palestras com especialistas no tema. Serão abordadas técnicas como OSINT, variadas linguagens de programação e investigações coletivas mundiais. 

Treinamento para jovens jornalistas

Nos sete últimos Congressos da Abraji, recém-formados e estudantes que participaram de módulos do Projeto Repórter do Futuro, da Oboré, foram desafiados a formar uma Redação-Laboratório para cobrir o evento, alimentando em tempo real o site oficial que apresenta o conteúdo das dezenas de mesas e apresentações diárias. Um blog conta os bastidores do evento e traz o resumo de palestras e cursos.

Assinatura Abraji