Comissão eleitoral divulga chapa inscrita para concorrer à eleição para o biênio 2020-21 da diretoria da Abraji
  • 31.10
  • 2019
  • 12:00
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Comissão eleitoral divulga chapa inscrita para concorrer à eleição para o biênio 2020-21 da diretoria da Abraji

Marcelo Träsel em palestra no 14º Congresso da Abraji (Foto: Alice Vergueiro)

A comissão eleitoral divulgou em 31.out.2019 a composição da chapa inscrita para concorrer à eleição para o biênio 2020-21 da diretoria da Abraji. O prazo de inscrições terminou em 30.out.2019, e apenas uma chapa de inscreveu. A votação ocorrerá de 8 até o meio-dia de 11.nov.2019. Veja os nomes:

Presidente

Marcelo Träsel

Jornalista, doutor em Comunicação Social (PUCRS), professor na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma universidade. Criador do curso de especialização em Jornalismo Digital da PUCRS. Pesquisa o jornalismo guiado por dados, o jornalismo colaborativo, as redes sociais e a cibercultura.

Vice-Presidente

Guilherme Amado

Colunista da revista Época e da Rádio CBN. Cobre política e crime organizado em diferentes vertentes desde 2009. Em 2014, recebeu os prêmios Esso e Tim Lopes com a reportagem Os embaixadores do Narcosul. É John S. Knight Journalism Fellow na Universidade de Stanford, onde estudou colaboração entre jornalistas investigativos, e integra o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

Diretoria

Adriana Barsotti

Jornalista com experiência nas redações de O Estado de S.Paulo, IstoÉ e O Globo, onde ganhou o Prêmio Esso com a série de reportagens A História Secreta da Guerrilha do Araguaia e de Contribuição à Imprensa pela revista para tablets e smartphones O Globo a Mais. É uma das fundadoras do Projeto #Colabora e professora Adjunta do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), na UFF. É doutora em Comunicação pela PUC-Rio e autora dos livros Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência e Uma história da primeira página: do grito no papel ao silêncio no jornalismo em rede. 

Amanda Rossi

Jornalista freelancer. Antes, trabalhou na BBC News Brasil, na TV Globo e no Estadão, onde participou da equipe Estadão Dados. É autora do livro-reportagem Moçambique, o Brasil é aqui, sobre as relações do Brasil com a África, finalista do Prêmio Jabuti 2016. Em 2018, foi agraciada com a menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog.

Juan Torres

Coordenador de Inovação do Jornal Correio (BA), integra também a equipe da Escola de Dados. Foi fellow ICFJ no programa Caminho Digital para Empreendedorismo e Inovação na América Latina e atuou no The Texas Tribune. Tem passagens também pelo diário Marca (Madri), Globesporte.com e Extra (RJ). Já teve trabalhos reconhecidos nos prêmios Data Journalism Awards, Esso, Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, Prêmio Petrobras de Jornalismo, INMA Global Media, Latam Digital Media, Kurt Schork e Newsawards.

Katia Brembatti

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Trabalha desde 2004 como repórter na Gazeta do Povo e desde 2013 é professora de Jornalismo na Universidade Positivo. Com a série Diários Secretos, juntamente com três colegas, venceu  o Grande Prêmio Esso, o Tim Lopes de Jornalismo Investigativo/Embratel, o Prêmio Ipys de reportagem investigativa da América Latina e o Global Shining Light Award. Com atuação nas áreas de cobertura de meio ambiente e judiciário, também venceu o prêmio SOS Mata Atlântica e da Associação dos Magistrados do Brasil.

Leandro Demori

Jornalista formado pela PUC-RS, especializado em jornalismo investigativo com ênfase em máfia pela Associação de Jornalismo Investigativo do Lazio (Roma, Itália) e certificado como Investigador Web pela City University London (Inglaterra). Editor executivo do Intercept Brasil desde 2018 e ex-editor do site da revista Piauí, é autor de Cosa Nostra no Brasil: a história do mafioso que derrubou um império.

Luiz Fernando Toledo

Jornalista especializado em transparência pública e mestrando em administração pública pela FGV-SP. Trabalhou no Estadão, Estadão Dados (2013 - 2018) e TV Globo (2019). É um dos criadores do Fiquem Sabendo, agência de dados especializada na Lei de Acesso à Informação (LAI). Foi repórter visitante na ProPublica em 2018.

Natalia Mazotte

Natália Mazotte é John S. Knight fellow em Stanford, onde atualmente estuda como superar desertos de dados em nível local. Antes, foi diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, onde liderou projetos de inovação cívica e capacitação em uso de dados. Co-fundou a Gênero e Número, startup de jornalismo de dados com foco em gênero, e criou a primeira conferência brasileira de jornalismo de dados e métodos digitais (Coda.Br). É professora da pós em Jornalismo Digital da PUC-RS e do MBA Web Intelligence da COPPE/UFRJ e instrutora em cursos massivos do Centro Knight, da Universidade do Texas. Possui mestrado em Comunicação pela UFRJ e pós-graduação em Estratégia Digital pela Pompeu Fabra (Espanha).

Patricia Campos Mello

Repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo. Foi vencedora do Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa do CPJ, do prêmio especial Vladimir Herzog, do prêmio Internacional de Jornalismo do Rei da Espanha, entre outros. É formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e tem mestrado em Business and Economic Reporting  pela Universidade de Nova York. É autora dos livros Lua de Mel em Kobane e Índia, da miséria à potência. Foi correspondente em Washington do  jornal Estado de S. Paulo de 2006 a 2010.

Sérgio Spagnuolo

Jornalista, fundador e editor da agência VOLT DATA LAB e editor de dados do site Vortex Media, além de mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos pela PUC-SP. Em 2016, foi fellow do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, um programa de empreendedorismo para jornalistas, em Nova York e fellow, em 2018/2019 do International Center for Journalists, no programa TruthBuzz. Também trabalhou como editor e consultor da agência de checagens Aos Fatos.

Conselho fiscal

Maiá Menezes

Formada em Jornalismo pela UFRJ, com pós-graduação em Políticas Públicas. Atuou como repórter nos jornais O Dia e O Globo. Ganhou prêmios jornalísticos como o CNT, o Esso, o Rei de Espanha e o IPYS. Cobriu administração pública e política na maior parte da carreira. Atualmente é editora-adjunta de Política em O Globo.

Thays Lavor

Jornalista formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor),  atua como freelancer para veículos nacionais e internacionais,  trabalha com jornalismo investigativo e de dados, e tem suas principais coberturas ligadas à área de direitos humanos. Em 2015,  foi finalista do Prêmio Roche de Periodismo en Salud, e em 2013, recebeu menção honrosa no 8º Prêmio Sindhrio de jornalismo e Saúde. Atualmente é mestranda em comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do grupos de pesquisa Praxisjor (PPGCOM/UFC) e Arida (Advanced Research in Database/UFC).

Vladimir Netto

Repórter da Rede Globo, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), passou pelas redações de Jornal do Brasil, Veja, iG e O Globo. Nos últimos anos, recebeu diversos prêmios, entre eles o de melhor matéria do ano do Jornal Hoje por revelar as provas das contas secretas do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, no exterior. Em 2016, lançou o livro Lava Jato: o juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil. O livro foi o mais vendido do ano na categoria não ficção e inspirou a série O Mecanismo, da Netflix, dirigida pelo cineasta brasileiro José Padilha.

Assinatura Abraji