Com 2.800 inscritos, começa o curso de Jornalismo Independente da Abraji
  • 05.05
  • 2023
  • 11:56
  • Abraji

Formação

Com 2.800 inscritos, começa o curso de Jornalismo Independente da Abraji

O curso Jornalismo Independente: Como Desenvolver Projetos Jornalísticos Sustentáveis, da Abraji, contou com mais de 2,8 mil inscritos no primeiro módulo. Realizada com apoio da ICFJ (International Center for Journalists) e patrocínio da Meta, a formação se iniciou na terça-feira e conta com oito grandes nomes do jornalismo compartilhando sua visão de futuro para a profissão. Até junho, acontecem mais dois módulos, que trazem empreendedores e criadores envolvidos com técnicas para uma produção jornalística sustentável.

Nas primeiras aulas da semana, do módulo Inspiradores, os jornalistas Julia Angwin e Shirish Kulkarni fizeram exposições sobre suas expectativas para o futuro da profissão. Julia é jornalista investigativa e redatora de opinião no The New York Times, além de fundadora da The Markup, publicação independente com enfoque editorial nos impactos da tecnologia para a sociedade. Shirish tem 25 anos de experiência em grandes redações do Reino Unido e, atualmente, trabalha desenvolvendo projetos de inovação e jornalismo participativo com comunidades locais.

O segundo módulo acontece durante o mês de junho e as inscrições para essa etapa da formação estarão abertas a partir de 25.mai.2023. Os módulos são independentes e é necessário responder um formulário específico para participar, que será disponibilizado em breve. Nessa segunda etapa, oito empreendedores brasileiros compartilham suas experiências na criação de seus veículos.

Os participantes que completarem os três módulos receberão certificado de participação e estarão aptos a concorrer a uma bolsa de R$ 2.500 oferecida pela Meta, além de mentoria de cinco meses com especialistas de mercado para desenvolver o projeto jornalístico. A seleção dos projetos será feita pela ICFJ.

Assinatura Abraji