Colpin 2025 homenageia Marcelo Beraba
  • 11.11
  • 2025
  • 11:24
  • Samara Meneses

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Colpin 2025 homenageia Marcelo Beraba

A edição de 2025 da Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo (Colpin) fez uma homenagem a Marcelo Beraba, jornalista brasileiro, fundador da Abraji e uma das figuras centrais na criação da própria Colpin. O tributo ocorreu no dia 7 de novembro, na Universidade de Palermo, em Buenos Aires, e reuniu algumas das mais proeminentes vozes do jornalismo latino-americano.

Marcelo Beraba foi lembrado como um dos pais do jornalismo investigativo na América Latina. Sua atuação foi decisiva na criação de laços entre jornalistas do Brasil e de outros países da região. Beraba foi também um dos fundadores do Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo, do qual participou como jurado por mais de dez anos.

Durante o painel intitulado “O Futuro do Jornalismo”, colegas e amigos destacaram sua contribuição para a construção de uma imprensa livre. A mesa foi moderada por Ana Luiza Beraba, jornalista e filha de Marcelo, e contou com a participação de Elvira Lobato, esposa de Marcelo e diretora da Abraji; Marcelo Moreira, jornalista e atual integrante do júri do Prêmio Latino-Americano; e Ricardo Uceda, diretor do Instituto de Imprensa e Sociedade (IPYS), entidade fundadora da COLPIN.

O jornalista Marcelo Moreira, que também já presidiu a Abraji, destacou a trajetória de Beraba como um dos pioneiros na América Latina na construção de uma associação que reunisse jornalistas investigativos. “Seu nome é uma referência entre os principais jornalistas no México, Peru, Colômbia e Argentina. Beraba não teve participação apenas na criação da Abraji, mas também da Fopea, na Argentina, e do CdR, na Colômbia, entre outras iniciativas. Por dez anos, ele fez parte do júri da Colpin e hoje me sinto orgulhoso de ocupar o lugar que foi dele”, afirmou.

A homenagem também incluiu a exibição de trechos do documentário produzido pela Abraji, construído a partir de depoimentos inéditos de Beraba e sobre ele. No material, o jornalista revisita os primórdios da associação e reflete sobre os princípios que sempre nortearam o jornalismo investigativo: ética, transparência e compromisso com o interesse público.

“Alguns trechos mostravam como a Abraji nasceu e o olhar que ele tinha para os fundamentos do jornalismo investigativo. Usei esse material que me foi cedido e construí uma edição em que ele e Elvira Lobato, sua esposa, falam sobre jornalismo, sobre o Beraba e sobre a Abraji. Essa edição foi usada para abrir o painel em que ele foi homenageado na Colpin”, explicou Moreira.

A homenagem na COLPIN 2025 reafirmou a permanência do legado de Marcelo Beraba. Sua trajetória, marcada pela defesa da liberdade de imprensa, segue inspirando jornalistas de toda a América. Como sintetizou Moreira: “Foi muito bonito ver como ele é conhecido e respeitado por seu compromisso com a construção de uma rede de associações de jornalistas na América Latina.”

Marcelo Beraba morreu em 28 de julho, aos 74 anos, de câncer no cérebro. Um pouco de sua história pode ser conhecida por este link.
 

Assinatura Abraji