Coda.Br reúne especialistas em jornalismo de dados para debater temas de defesa da democracia
  • 04.11
  • 2021
  • 17:23
  • Abraji

Formação

Coda.Br reúne especialistas em jornalismo de dados para debater temas de defesa da democracia

Em sua sexta edição, a Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br) reunirá jornalistas nacionais e internacionais para debater temas do exercício da profissão, de 8 a 13.nov.2021. Apoiado pela Abraji, o evento online é uma realização da Escola de Dados e da Open Knowledge Brasil. A conferência conta com 295 vagas gratuitas, e a lista de beneficiados será divulgada nesta sexta (5.nov.2021). A inscrição pode ser feita e paga aqui, sendo que associados da Abraji possuem desconto. 

Diante de um cenário de ataques à democracia e retrocessos na transparência pública, a maior conferência de jornalismo de dados da América Latina conta com mais de 30 horas de workshops ao vivo e 6 sessões com acesso gratuito, abordando temas como visualização de dados, mudanças climáticas, machine learning no jornalismo, acesso à informação e proteção de dados. Veja a programação completa.

Para Adriano Belisário, coordenador da Escola de Dados, o Coda.Br é um espaço de aprendizado para fortalecer o jornalismo e qualificar o debate público no país. “Encontros como este possuem uma importância fundamental, pois ampliam o leque de práticas e conhecimentos para profissionais interessados em desenvolver trabalhos jornalísticos baseados em evidência”, afirma. 

No painel aberto “Jornalismo de Dados no Mundo”, a diretora da Abraji e coordenadora do programa de jornalismo no Insper, Natália Mazotte, mediará a sessão que marca o lançamento da versão em português do “The Data Journalism Handbook: Towards a Critical Data Practice”, considerado uma referência pela comunidade da área. Também estarão presentes Jonathan Gray e Liliana Bounegru, da King’s College London, e Cédric Lombion, da Open Knowledge Foundation.

Ainda durante a programação, o Coda.Br premiará os 12 finalistas do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, edição de 2021. Os vencedores apresentarão seus trabalhos e terão espaço para falas no formato de lightning talks. A cerimônia será no sábado, 13.nov.2021, a partir das 19h, pelo Youtube da Escola de Dados. 

Após o evento, todas as atividades ficarão disponíveis para as pessoas inscritas.

Serviço

6ª edição Coda.Br - Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais
8 a 13.nov.2021
Inscrições e mais informações no site
Contato para dúvidas: [email protected]

 

Siga a Abraji nas redes sociais:
Twitter | Instagram | Facebook

 


 

Assinatura Abraji