Cobertura de trabalho escravo é tema da Live do Programa Tim Lopes
  • 08.06
  • 2021
  • 13:30
  • Abraji

Formação

Cobertura de trabalho escravo é tema da Live do Programa Tim Lopes

A live da Abraji dedicada às questões de segurança dos jornalistas recebe, na próxima quinta-feira (10.jun.2021), o jornalista Fábio Teixeira, correspondente Thomson Reuters Foundation (TRF) no Brasil. Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, entrevista o repórter sobre a cobertura do trabalho escravo e tráfico humano no país. A transmissão é pelo Instagram da Abraji, às 20h.

Teixeira integra a equipe responsável por difundir esses temas no Brasil e no mundo. Além de promover cursos, a Fundação Reuters é uma referência na área de direitos humanos. O jornalista já fez matérias sobre trabalho escravo em cultos religiosos, em presídios no Rio de Janeiro e em fazendas de café. Revelou também como o governo de São Paulo usou uma empresa na lista suja para realizar obras no Estado e como aplicativos de entrega estão explorando trabalho infantil. Em 2019, a equipe da TRF ganhou o Anti-Slavery Day Media Awards por melhor contribuição no combate ao trabalho escravo. 

Antes de trabalhar na fundação, Teixeira teve passagem pelo extinto Jornal do Commercio (RJ) e O Globo. Nesse último, revelou, em parceria com o repórter Igor Mello, o nome dos policiais que mais mataram no Rio de Janeiro entre 2010 e 2015, expondo casos de inocentes assassinados por estes agentes. A reportagem ganhou o Prêmio Relatoria para la Libertad de Expresión 2018, concedido pela Organização dos Estados Americanos (OEAS) e menção honrosa no Prêmio Ipys do mesmo ano. 

A live acontece no Instagram da Abraji, às 20h, desta quinta-feira, 05.jun.2021. 

Repositório de lives da Abraji

O Programa “Jornalismo Essencial - Diálogos” é um dos três espaços ocupados pela Abraji nas redes sociais mensalmente. Outros dois programas têm abordagens diferentes. Enquanto Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, foca em questões que colocam em risco a segurança dos jornalistas, seja ela física ou no mundo digital, Adriana Barsotti, diretora da Abraji, debate os desafios e empreendedorismo em setores específicos do jornalismo, além de divulgar o dia a dia de profissionais consagrados e que fazem a diferença com projetos independentes e de inclusão.

Confira aqui o repositório de lives com os programas transmitidos pela Abraji em 2021. 
 

Assinatura Abraji