Ciara Carvalho participa de live da Abraji sobre jornalismo e pandemia na próxima terça (19)
  • 15.05
  • 2020
  • 11:30
  • Mayara Paixão

Formação

Ciara Carvalho participa de live da Abraji sobre jornalismo e pandemia na próxima terça (19)

Na próxima terça-feira (19.mai.2020), a editora-executiva do Jornal do Commercio, Ciara Carvalho, participa da live da Abraji no Instagram, das 21h às 22h. O jornal centenário tem sede em Pernambuco, um dos estados com maior número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil.

Graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduada em História Contemporânea pela mesma instituição, Carvalho atua como jornalista no Jornal do Commercio há 23 anos — a maior parte deles como repórter especial.

“Uma das maiores dificuldades do jornalismo neste momento é a limitação de não poder estar in loco em todas as pautas. Faço um jornalismo baseado no depoimento e, sobretudo, em um pedaço do Brasil menos observado — o das desigualdades e camadas sociais mais baixas”, compartilha Carvalho. 

“O Brasil vive um momento de muito sofrimento. Um sofrimento que, embora seja para todos, sempre repercute de forma diferente, porque reproduz uma brutal desigualdade social”, completa.

A jornalista destaca que o cenário de subnotificação dos casos de covid-19 afeta a produção jornalística de qualidade, uma vez que expõem os profissionais da imprensa a números comprovadamente imprecisos.

Carvalho diz que espaços de compartilhamento de experiências como a live da Abraji são fundamentais. “Perder o espaço físico da redação para o diálogo enquanto a notícia está sendo apurada e escrita faz uma diferença grande. (...) Ouvir o que colegas de outras redações estão passando é fundamental para entendermos como é que cada um está lidando com esse novo processo, as novas exigências de trabalhar, produzir as reportagens e manter-se seguro ao mesmo tempo”.

A jornalista também é uma das coordenadoras do projeto #UmaporUma, que contabilizou todos os assassinatos de mulheres ocorridos em Pernambuco no ano de 2018 e acompanha a fase processual de todos os casos até a etapa final do julgamento. 

A investigação ganhou os prêmios Vladimir Herzog e Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Também foi indicada ao Prêmio Gabo de 2019, uma das maiores premiações do jornalismo latino-americano, na categoria Cobertura.

Esta é a quinta edição da live semanal da Abraji sobre o trabalho dos profissionais da imprensa durante a pandemia de covid-19. Nas semanas anteriores, o espaço virtual teve a participação de Ana Lucia Azevedo (O Globo), Raull Santiago (Coletivo Papo Reto), Kátia Brasil (Amazônia Real) e Vinícius Assis (correspondente brasileiro na África). As conversas estão disponíveis na íntegra no Instagram da Abraji.


Foto de capa: Arquivo Pessoal.

Assinatura Abraji