Celebração do Dia do Jornalista e entrega do Troféu Audálio Dantas acontecem neste sábado
  • 07.04
  • 2022
  • 11:56
  • Abraji

Liberdade de expressão

Celebração do Dia do Jornalista e entrega do Troféu Audálio Dantas acontecem neste sábado

A Oboré e outras instituições que defendem a democracia, a liberdade de imprensa e os direitos humanos vão realizar a celebração do Dia do Jornalista neste sábado, 09.abr.2022, a partir das 11h, na Praça Memorial Vladimir Herzog, em São Paulo. O evento conta a entrega do Troféu Audálio Dantas - Indignação, Coragem, Esperança, que homenageia profissionais que se destacaram na defesa do jornalismo.

Apoiado pela Abraji, o prêmio deste ano será destinado a Julian Assange, jornalista e fundador do Wikileaks, e ao Consórcio de Veículos de Imprensa. Representantes dos homenageados vão receber em mãos o troféu, que traz a figura de São Jorge montado em seu dragão empunhando uma câmera e um microfone. A premiação será realizada em duas ocasiões, sendo a primeira neste sábado e a outra no dia 23.abr.2022.

A programação também prevê a entronização de onze placas com os nomes dos 1.006 jornalistas que assinaram o Manifesto “Em Nome da Verdade”, em 1975. O documento questionava as circunstâncias da morte do jornalista Vladimir Herzog e apontava que sua morte tinha sido “uma tragédia que traumatizou não só a nossa categoria, mas a consciência de toda a nação”. 

Para fechar o ciclo de homenagens, haverá um tributo ao artista gráfico Elifas Andreato, falecido no último dia 29.mar.2022, e autor das três obras presentes no local do evento.

Serviço
Celebração ao Dia do Jornalista
Quando: 9.abr.2022, sábado, às 11h
Onde: Praça Memorial Vladimir Herzog (R. Santo Antônio, 33-139 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01313-000 - atrás da Câmara Municipal de São Paulo)

Foto de capa: Reprodução/Instituto Vladimir Herzog
 

Assinatura Abraji