Casa de jornalista em Roraima é atingida por disparos de espingarda
  • 12.12
  • 2020
  • 17:49
  • Abraji

Liberdade de expressão

Casa de jornalista em Roraima é atingida por disparos de espingarda

A jornalista Daniela Assumpção, proprietária do Blog Sobretudo de Roraima, foi vítima de um atentado na madrugada de hoje (12.dez.2020). Um homem branco, ainda não identificado, dirigindo uma caminhonete Mitsubishi L200 preta, efetuou três disparos de espingarda calibre 12 contra a casa de Assumpção, no bairro de Caranã, em Boa Vista (RR). Os projéteis destruíram o portão externo.

Nem a jornalista de 49 anos, nem sua filha de 7 anos foram atingidas pelos tiros. Assumpção diz ter orientado a menina a se proteger atrás de um box de vidro blindex no banheiro, onde esperaram que o ataque se encerrasse. Segundo ela, a criança ficou apavorada e disse à mãe estar com medo de morrer. 

Quando os tiros cessaram, Assumpção ligou para a polícia, que chegou em meia hora ao local, onde peritos recolheram os cartuchos calibre 12. Ainda de madrugada, a profissional registrou boletim de ocorrência nas Polícias Civil e Militar. Na segunda-feira (14.dez.2020), ela prestará novo depoimento já dentro do inquérito aberto pela Polícia Militar. 

Autora de denúncias contra a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, e o senador Romero Jucá, ambos do MDB, a jornalista suspeita de motivações políticas por trás do atentado. Suas postagens no blog publicado no Facebook envolvem superfaturamento de respiradores no Estado, escândalos em relação ao fornecimento de energia elétrica e a um esquema de corrupção ligado ao transporte escolar, além do atentado contra o senador Mecias de Jesus (Republicanos). 

Assumpção mantém um grupo de Whatsapp intitulado “Sobretudo”, no qual repassa a jornalistas os resultados de suas investigações. De acordo com Assumpção, essas apurações sempre se basearam no Diário Oficial de Roraima e renderam notícias na imprensa local.

A jornalista atuou na campanha derrotada no segundo turno à prefeitura de Boa Vista de José Otaci Barroso do Nascimento (SD), que usava o nome de Urna Ottaci. Lenir Rodrigues, vice-prefeita na chapa, foi professora de Assumpção.

Foto: Acervo pessoal
 

Assinatura Abraji