Campanha Bolos Antiblock ganha Leão de Bronze em Cannes
  • 22.06
  • 2021
  • 17:00
  • Abraji

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Campanha Bolos Antiblock ganha Leão de Bronze em Cannes

A campanha Bolos AntiBlock, veiculada em abr.2021 pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pelo site Congresso em Foco, ganhou o Leão de Bronze na categoria Cultural Insight - Social/Influencer no Festival de Cannes 2021.

O protesto virtual contra o bloqueio de jornalistas, influenciadores e outros profissionais por autoridades públicas no Twitter foi criado pelo FCB Studio inspirado nas receitas de bolo publicadas nas páginas de jornais censurados pela ditadura militar.  "Bolos Antiblock é uma ideia que une ativismo, tecnologia e inovação para falar de um tema necessário. O contexto político e social que vivemos no Brasil é grave e tem repercussão mundial. O reconhecimento em Cannes é mais uma prova disso", afirmou Anna Martha, diretora executiva de criação da agência.

De abril até 22.jun.2021, a campanha registrou 344 profissionais bloqueados, sendo a maior parte (26%) de jornalistas, seguidos por advogados (11%) e publicitários (10%). O maior bloqueador foram os deputados federais, com 196 blocks.

Além da campanha, a Abraji mantém um monitoramento de bloqueios de jornalistas no Twitter por autoridades públicas. Desde set.2020, quando iniciou esse trabalho, foram mapeados 240 bloqueios a 124 profissionais. O presidente Jair Bolsonaro lidera a lista com 67 jornalistas e cinco veículos bloqueados.

Ainda é possível participar da campanha. Ao entrar no site e aceitar os termos de uso, a pessoa é convidada a se conectar a seu perfil no Twitter para que a ferramenta rastreie se ele foi bloqueado e por quem.

Em seguida, ela gera uma cryptoarte única para cada usuário bloqueado por alguém em exercício do mandato, a partir de uma lista de autoridades inserida no sistema. São 600 nomes que incluem presidente, vice-presidente, secretários de governo, ministros de Estado e do STF, senadores, deputados federais e governadores.

Os bolos criptografados são registrados com a tecnologia NFT (token não fungível, em português), que garante a originalidade da obra.

Assinatura Abraji