Brasil tem redução de 8,6% nos desertos de notícias em 2023
  • 09.08
  • 2023
  • 11:15
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Brasil tem redução de 8,6% nos desertos de notícias em 2023

A sexta edição do Atlas da Notícia, o censo que mapeia a presença do jornalismo local no Brasil, identificou uma redução de 8,6% nos desertos de notícias no país. No levantamento deste ano, 271 municípios passaram a contar com ao menos um veículo de comunicação local e outros 15 voltaram a ser considerados desertos, ou seja, não oferecem mais aos seus cidadãos informações apuradas e produzidas por jornalistas sobre o lugar onde vivem. É a primeira vez desde o início do levantamento, em 2017, que o número de não desertos supera o de desertos de notícias.

Os relatórios com os principais resultados do Atlas da Notícia foram divulgados nesta quarta-feira, 9.ago.2023, no site do Observatório de Imprensa. Os relatórios e a consulta à base de dados estarão disponíveis também no site do próprio Atlas da Notícia.

A redução dos desertos foi maior nas regiões Norte, onde foi identificada atividade jornalística em mais 95 municípios, e no Nordeste, em 87 municípios. As notícias passaram a ocupar esses territórios por conta do avanço dos meios nativos digitais e pelo crescimento da produção de notícias por rádios, sobretudo as comunitárias.

Confira alguns dados da sexta edição do Atlas da Notícia:

● O Atlas da Notícia mapeou 14.444 veículos jornalísticos em atividade no Brasil, um acréscimo de 5,2% em relação ao último censo.

● Os meios online são 5.245 e correspondem a 36% do total de veículos de comunicação no país. Desses, 1.671 são blogues ou meios que usam redes sociais como sua principal plataforma de distribuição de conteúdo.

● 2.712 municípios permanecem desertos de notícias no Brasil. Neles vivem 26,7 milhões de habitantes.

● Outras 32,1 milhões de pessoas vivem em 1.635 municípios que têm somente 1 ou 2 veículos de comunicação jornalística, considerados no censo como quase desertos.

● Proporcionalmente ao número de cidades, o Nordeste é a região com maior número de desertos - 56,4% dos municípios estão nessa condição.

O site do Atlas da Notícia traz novidades nesta edição. Agora será possível ver todos os principais dados em uma única página, facilitando a pesquisa para todos. Acadêmicos, pesquisadores e jornalistas terão acesso exclusivo a uma plataforma que possibilitará o cruzamento com diversas bases de dados. A solicitação pode ser feita nesta página e a ferramenta estará disponível a partir de 14 de agosto de 2023.

"Pesquisadores agora terão um recurso a mais para desenvolverem pesquisas baseadas em cruzamentos de dados. Inicialmente, estamos nos concentrando em informações de educação e conectividade no Brasil, mas em breve queremos colocar mais bases de dados para cruzamento",
disse o coordenador de dados do Atlas da Notícia, Sérgio Spagnuolo.

Inspirado no projeto America's Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review, o Atlas da Notícia é uma iniciativa do PROJOR e conta com o apoio institucional da Abraji e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A Meta é patrocinadora do Atlas da Notícia desde 2018, como parte das iniciativas para apoiar veículos de notícias locais.

Para o presidente do Projor e coordenador da equipe de pesquisadores do Atlas, Sérgio Lüdtke, "os dados demonstram que a atividade jornalística no país é intensa, com o surgimento de novos empreendimentos que forçam e testam os limites do que entendemos ser um veículo de comunicação jornalístico". Ele alerta, no entanto, para a fragilidade das novas iniciativas: "A expansão dos meios digitais no país, muitos deles de empreendedores individuais, traz consigo o desafio de capacitar os novos meios para uma gestão sustentável e o estímulo à criação de políticas
públicas que estimulem o surgimento de novas iniciativas para reduzir ao máximo os desertos de notícias no país."

A sexta edição do Atlas da Notícia contou com o apoio de 303 colaboradores voluntários e estudantes de 80 organizações e universidades. Esse trabalho foi coordenado por cinco pesquisadores, um em cada região do país: Angela Werdemberg (Centro-Oeste), Jéssica Botelho (Norte), Mariama Correa (Nordeste), Marcelo Crispim da Fontoura (Sul) e Dubes Sônego (Sudeste). Os coordenadores regionais do censo participarão de uma conferência online na próxima terça-feira (15.ago.2023), às 19 horas, na página do Observatório de Imprensa no YouTube.

Contatos:
[email protected]
[email protected]

Texto produzido pelo Projor

Crédito da Foto: OlafSpeier/Getty Images

Assinatura Abraji