Brasil é denunciado na ONU, em Genebra, por constantes ataques a imprensa
  • 10.03
  • 2020
  • 12:20
  • Abraji

Liberdade de expressão

Brasil é denunciado na ONU, em Genebra, por constantes ataques a imprensa

Organizações da sociedade civil brasileira, entre elas a Abraji, denunciaram ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) a deterioração das liberdades de imprensa e de expressão no Brasil sob o governo de Jair Bolsonaro (sem partido). O pronunciamento foi lido nesta terça-feira (10.mar.2020), durante a 43ª sessão do conselho (UNHRC, na sigla em inglês), em Genebra, na  Suíça. 

No centro da denúncia, estiveram os ataques sistemáticos contra jornalistas e veículos de imprensa. “O presidente Jair Bolsonaro vem tratando a imprensa e os jornalistas como seus inimigos. (...) Os ataques são feitos não apenas por meio de declarações, mas também por medidas concretas”, relatou à comissão o representante em Genebra da Conectas Direitos Humanos, Gustavo Huppes.

Entre os recentes episódios, as organizações destacaram as violações constantes dirigidas a mulheres jornalistas, como o linchamento virtual da repórter da Folha de S.Paulo Patricia Campos Mello. 

“Ofensas machistas e misóginas, com a clara intenção de prejudicar a credibilidade e intimidar mulheres jornalistas, estão se tornando comuns e sendo feitas por autoridades governamentais, incluindo o próprio presidente da República”, diz um trecho da denúncia apresentada.

Gustavo Huppes também mencionou a exclusão de jornais de coberturas presidenciais, como o impedimento de a Folha de S. Paulo ter acesso ao jantar entre Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Bolsonaro, em 07.mar.2020.

Além da Abraji e da Conectas, a denúncia contou com o apoio do Instituto Vladimir Herzog e do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social.

As organizações pediram ao Conselho de Direitos Humanos da ONU uma condenação pública dos ataques a jornalistas e à imprensa, além de um monitoramento mais próximo da liberdade de imprensa no Brasil.


Outras denúncias internacionais

Em 06.mar.2020, organizações brasileiras também apresentaram denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), sobre violações às liberdades de expressão e de imprensa no Brasil. O alerta aconteceu durante o 175º Período Ordinário de Sessões da CIDH, no Haiti. 

Assinatura Abraji