Aula inaugural de novo módulo do Repórter do Futuro será transmitida ao vivo neste sábado (9)
  • 08.05
  • 2020
  • 11:00
  • Abraji

Formação

Aula inaugural de novo módulo do Repórter do Futuro será transmitida ao vivo neste sábado (9)

Na manhã deste sábado (09.mai.2020), a partir das 9h, a TV Câmara transmite ao vivo uma conversa sobre os novos protocolos a serem adotados em entrevistas jornalísticas durante a emergência sanitária global desencadeada pela covid-19. 

O evento é a aula inaugural do novo curso do projeto Repórter do Futuro, que tem como tema  “A vida da cidade no contexto da pandemia do coronavírus” e reúne 20 estudantes de jornalismo do estado de São Paulo.

Os convidados são profissionais na linha de frente da cobertura do novo coronavírus e figuras que colaboraram com a construção do Repórter do Futuro, projeto em atividade há mais de 25 anos. Entre eles, estão a repórter especial da Folha de S. Paulo e diretora da Abraji, Patricia Campos Mello, o jornalista Aldo Quiroga (TV Cultura), João Paulo Charleaux (Nexo), Cristiane Paião (GloboNews) e Giulia Afiune (Agência Pública). A secretária-executiva da Abraji, Cristina Zahar, também participa.


Sobre o curso

O curso terá 10 encontros virtuais — em respeito às recomendações das autoridades saúde — sempre aos sábados, das 9h às 12h, de 9.mai.2020 a 9.jul.2020. Os 20 alunos foram selecionados entre mais de 190 inscrições de estudantes de graduação das faculdades de comunicação estaduais.

Esta é a 13ª edição do módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter", que anualmente reúne jornalistas em formação para a prática reflexiva da comunicação social a partir da cobertura do funcionamento da cidade.

A cada semana, uma conferência com um convidado de destaque é seguida por coletiva de imprensa, momento em que os alunos fazem perguntas, simulando situações do cotidiano profissional do jornalista. Os estudantes também produzem textos com orientação individual por jornalistas experientes. Confira aqui a programação completa.


O Repórter do Futuro

Ao longo de quase três décadas de atividade, o Repórter do Futuro desenvolve cursos modulados e gratuitos para estudantes de graduação. O projeto é uma iniciativa da Oboré, empresa de comunicação criada em 1978, em meio à ditadura militar no Brasil (1964-1985), por jornalistas e artistas.

O projeto recebe o apoio da Abraji, entre outras organizações. Anualmente, também realiza a cobertura do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo que, em 2020, devido à crise sanitária, será virtual, nos dias 11 e 12.set.2020.


Foto: Equipe do projeto Repórter do Futuro durante cobertura do 13º Congresso da Abraji, em 2018.

Assinatura Abraji