• 27.01
  • 2010
  • 13:37
  • internews

Através de parcerias internacionais, mídia do Haiti transmite informações vitais ao país

Duas semanas após o terremoto de grande magnitude de 12 de janeiro, o Haiti começa a ver a sua mídia se reestruturando e fornecendo informações possivelmente vitais às famílias do país através de parcerias entre entidades internacionais e veículos locais.

Uma dessas iniciativas é o programa Nouvelles-Utiles (Notícias Úteis), diariamente distribuído a rádios haitianas, que o veiculam desde o dia 21. O programa, em francês e crioulo haitiano, é produzido pela ONG Internews, que tem como foco o desenvolvimento das mídias locais pelo globo.

A Internews enviou ao Haiti uma equipe de seis especialistas e duas unidades de rádio portáteis após o terremoto.

Além dos programas de rádio, outros meios de comunicação, como rádios amadoras, celulares e redes sociais como o Twitter, têm desempenhado papel importante no auxílio às vítimas, como foi reportado em matéria da CNN.

Debelando boatos, como o de que haveria um toque de recolher imposto em Porto Príncipe, informando os locais onde pode se obter água potável, os bancos que estão reabrindo e os serviços de recolhimento de lixo, os tópicos do Nouvelles-Utiles giram em torno de informações que ajudam a população a lidar com a situação pela qual o Haiti passa. Na primeira edição, a Cruz Vermelha desencorajou o descarte descoordenado de corpos e desacreditou rumores de que cadáveres causam doenças.

Distribuído por 11 rádios do país, algumas delas de alcance nacional, o programa foi produzido por repórteres locais apoiados por Yves Colon, jornalista haitiano membro da Internews.

Telethon


A ONG também teve um papel importante em estabelecer a conexão entre uma rádio de alcance nacional e a telethon (maratona televisiva para obter doações) em prol do Haiti. Juntamente com a MTV, Westwood One, BBC e CNN, foi possível levar a transmissão da telethon mundial Hope for Haiti Now, do dia 22 de janeiro, para as vítimas do terremoto.

Para Mark Frohardt, vice-presidente para Mídia Humanitária da Internews, “É importante que as pessoas do Haiti saibam que o mundo está com eles, que as pessoas ao redor do globo estão profundamente preocupadas com o que aconteceu e que essa preocupação está se transformando em ação”.

A ONG Internews é financiada pelas fundações John D. & Catherine T. MacArthur e John S. & James L. Knight, sendo membro fundador da Inter-Agency Group on Communicating with Disaster Affected Populations (CDAC), que inclui o Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU, a Cruz Vermelha, a entidade Save the Children, o BBC World Service Trust, a Fundação Thomson Reuters, e a International Media Support (IMS).

Contato Internews
Telefone: 202 833 5740, 5741, 5742
Fax: 202 833 5745
www.internews.org
[email protected]

Assinatura Abraji