• 30.11
  • 2010
  • 17:36
  • -

Associadas da Abraji relatam experiência no encontro de jornalistas na Tríplice Fronteira

Juliana Dal Piva e Catarine Piccioni foram as associadas sorteadas para participar do Encontro Internacional de Jornalistas da Tríplice Fronteira, que aconteceu de 26 a 28 de novembro em Ciudad del Este, no Paraguai. O evento foi organizado pela Abraji em parceria com Fopea (Foro de Periodismo Argentino),  Fopep (Foro de Periodistas Paraguayos) e Fopremi (Foro de Trabajadores de Prensa y Comunicación Social de Misones),  com o objetivo de capacitar profissionais da Argentina, do Brasil e do Paraguai a cobrir a região. O encontro também visava promover um intercâmbio entre profissionais dos três países.

Leia abaixo os depoimentos de Catarine e Juliana:

"O encontro demonstrou que ainda precisamos avançar muito na discussão sobre a cobertura da tríplice fronteira se pretendemos torná-la mais aprofundada, justa, responsável e, claro, com mais qualidade. Sabemos que censura, autocensura e falta de recursos e de segurança, entre outros problemas, são empecilhos a serem enfrentados e driblados na cobertura da tríplice fronteira, assim como em qualquer reportagem realmente investigativa. Gostei muito do painel sobre as ações da Justiça contra o crime organizado, no qual o promotor Rudi Burkle (MPE-PR) e Arnaldo Giuzzio (fiscal anticorrupção do Paraguai) relataram suas experiências na condução de investigações, citando inclusive o relacionamento com jornalistas. Destaco também que outro momento interessante do debate apontou a necessidade de avaliarmos se eventualmente há preconceito no tratamento dispensado aos países vizinhos. Agradeço à Abraji pela oportunidade. Espero continuar participando da discussão sobre as questões que envolvem a Tríplice Fronteira."
Catarine Piccioni

"Integração. Essa é palavra que melhor define o primeiro Encontro da Tríplice Fronteira. E, com isso, também resumo a minha sensação após o evento. Foi uma excelente oportunidade para discutir a região e as dificuldades de trabalho enfrentadas pelos jornalistas ali. Mas, além disso, o Encontro tornou-se ainda mais enriquecedor porque os profissionais puderam também debater suas coberturas em temas semelhantes. Algumas das principais questões internas brasileiras são temas igualmente centrais para os países vizinhos e estão muitas vezes relacionados. O desafio é enfrentar isso e fazer um esforço para entender os problemas sob diferentes perspectivas. Não se deixar levar por mitos, ou histórias prontas. Uma tarefa ainda mais vital para um repórter trabalhando fora de seu país. Agradeço à Abraji pela oportunidade e que venha o próximo. Farei o possível para estar presente no ano que vem".
Juliana Dal Piva
Assinatura Abraji