Apresentador de TV gaúcho sofre agressões em frente ao local de trabalho
  • 17.01
  • 2022
  • 12:40
  • Abraji

Liberdade de expressão

Apresentador de TV gaúcho sofre agressões em frente ao local de trabalho

O apresentador Daniel Carniel, do canal a cabo Adesso TV, de Garibaldi-RS, foi surpreendido com agressões por dois homens não identificados na tarde desta sexta-feira (14.jan.2022) quando chegou ao trabalho. Antes do ataque, os agressores confirmaram a identidade do profissional de imprensa.

Carniel afirmou à Abraji que sofreu ameaças por sua atuação na imprensa. “Isso aqui é para tu aprender a falar a verdade no programa. A fazer denúncia direito”, teriam dito os dois homens, segundo o apresentador, que não reconheceu os criminosos. As agressões causaram ao jornalista lacerações na boca e dano aos dentes.

Tudo foi muito rápido, de acordo com Carniel. “Quando cheguei ao prédio, um dos homens me abordou, perguntou quem era Daniel Carniel, e eu me apresentei”, relata. Assim que respondeu, o jornalista sofreu socos no rosto, que o derrubaram no chão. “Quando eu caí, os dois homens começaram a me chutar até eu conseguir me levantar. Então, saíram correndo".

Logo após o incidente, o apresentador registrou denúncia na Brigada Militar (BM) de Garibaldi. Procurada pela Abraji, a BM informou que a ocorrência está em fase de envio para a Polícia Civil.  “A Brigada Militar esteve no local do fato buscando informações diretamente com a vítima Daniel, bem como lhe prestando todo apoio inicial, além de ter verificado as primeiras imagens em estabelecimento comercial próximo”, informou o tenente Rodrigo Scherf, comandante da BM do município.

As gravações serão adicionadas ao inquérito policial no curso da investigação. Os agentes investigam um terceiro homem que teria colaborado com a fuga dos agressores.

A Abraji denuncia e repudia essa agressão e cobra uma investigação rápida da polícia para que os agressores sejam punidos. É mais um ataque à liberdade de imprensa, numa escalada da violência física e moral contra os jornalistas brasileiros. Casos como o de Garibaldi não podem ficar impunes sob pena de incentivar esses tipos de agressão.
 

Assinatura Abraji