Apresentador de afiliada da Record é sequestrado e fica 12h desaparecido em Roraima
  • 27.10
  • 2020
  • 18:38
  • Emily Costa

Liberdade de expressão

Apresentador de afiliada da Record é sequestrado e fica 12h desaparecido em Roraima

O apresentador Romano dos Anjos, da TV Imperial, afiliada da Record em Roraima, ficou 12h desaparecido em Boa Vista, após ser levado de dentro de casa por homens armados e encapuzados, na noite do dia 26.out.2020. Ele foi encontrado na manhã do dia 27.out.2020, na zona rural da cidade, com hematomas e fraturas pelo corpo. Ninguém foi preso. 

A Polícia Civil, que apura o caso, diz que a principal linha de investigação é que o jornalista tenha sido vítima de uma ação do crime organizado, mas não descarta outras hipóteses, como motivação política. Há seis anos, Romano dos Anjos apresenta o programa Mete Bronca, da TV Imperial, voltado a notícias policiais, de política e denúncias. 

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Militar, o apresentador de 40 anos foi levado de casa quando jantava com a esposa, Nattacha Vasconcelos, de 32 anos, que também trabalha na emissora. Por volta das 20h do dia 26.out.2020, três homens vestidos de preto e encapuzados pularam o muro e invadiram a casa no bairro Aeroporto, na zona norte da cidade. 

Armados com um revólver e uma pistola, os homens perguntaram ao casal se havia joias ou cofre na casa. Não havia. Eles então amarraram o casal, trancaram a mulher do jornalista em um quarto e fugiram no Fiat Mobi do casal, levando Romano dos Anjos e os celulares dos dois. Cerca de uma hora depois, o veículo foi localizado pegando fogo às margens da BR-174, sentido fronteira com a Venezuela, sem ninguém dentro. Ainda na madrugada, o celular do apresentador foi encontrado em um terreno baldio, em outro bairro, com todas as informações apagadas, segundo a polícia.

Logo após o sequestro, a esposa do apresentador registrou Boletim de Ocorrência na delegacia. Além de relatar o sequestro do marido, disse aos policiais que o crime poderia ter relação com críticas feitas por ele em seu programa de TV. Ela contou que havia alguns dias duas pessoas tinham estado na residência do casal, perguntando quem morava na casa e qual candidato eles apoiavam nas eleições municipais.

Durante toda a noite, as polícias Civil e Militar fizeram buscas por Romano dos Anjos, mas não havia informações sobre o paradeiro dele. Tampouco houve pedido de resgate, segundo a polícia. 

Por volta das 7h30, um trabalhador que passava pela região do Bom Intento, na área rural de Boa Vista, encontrou o apresentador pedindo socorro. Além de ferido, estava sem camisa e com a bermuda suja de sangue.

“Quando foi encontrado por esse trabalhador, ele já tinha caminhado cerca de 800 metros e passado a noite debaixo de uma árvore, depois de ter sido deixado no local pelos bandidos”, disse o delegado-geral Herbert Amorim, em coletiva de imprensa. “Ele estava machucado, com várias lesões pelo corpo, mas sem fraturas expostas”.

O delegado-geral confirmou que ao menos quatro homens participaram do crime, e que um deles teria afirmado ao apresentador fazer parte de uma organização criminosa da Venezuela. Ainda assim, a polícia não descarta motivação política para o crime. “Não temos indícios concretos de motivações políticas, mas também não podemos descartar. Estamos ouvindo testemunhas e buscando imagens de câmeras de segurança para tentar esclarecer e localizar os criminosos”. 

Até a tarde do dia 27.out.2020, o apresentador permanecia sob cuidados médicos no Hospital Geral de Roraima. Ele e a esposa ainda não haviam se manifestado publicamente. 

Por telefone, Leiliane Matos, diretora de jornalismo da TV Imperial, disse que o apresentador vinha denunciando irregularidades e corrupção na gestão de recursos federais para a Saúde local. Por isso, ela acredita que o crime possa ter tido motivação de cunho político.

“Nos últimos dias o Mete Bronca estava denunciando toda essa questão de desvios em recursos para combate à covid-19, fazendo um trabalho de apuração, mostrando quem eram os denunciantes, os citados”, afirmou Matos. 

Afiliada local da Record, a TV Imperial é ligada à família do ex-senador Romero Jucá (MDB) e à atual prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB). 

Desafeto do grupo, o senador Telmário Mota (PROS) se manifestou quando o jornalista ainda estava desaparecido e causou polêmica, acusando-o de forjar o próprio sequestro. “Para mim, se o cara não presta, ele pode até morrer. Não vou dizer ‘ah, coitadinho, morreu'. Tenho pena não. Se não presta, não presta. Acabou”, disse o senador em um dos áudios compartilhados em grupos de WhatsApp. 

Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas de Roraima cobraram “o máximo empenho das forças de segurança do estado para que o caso seja elucidado e dada uma resposta a toda a sociedade sobre os momentos terríveis pelos quais passaram o jornalista e sua esposa”. 
 

Assinatura Abraji