Ameaças à democracia são tema de discussão no 17º Congresso da Abraji
  • 26.07
  • 2022
  • 18:15
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Ameaças à democracia são tema de discussão no 17º Congresso da Abraji

A imprensa livre é um dos pilares de sistemas democráticos fortes. É função do jornalismo vigiar o poder público e oferecer às pessoas informações sólidas para que cobrem seus direitos e exerçam seus deveres como cidadãos. Discutir e denunciar questões que colocam a democracia em risco também é papel de jornalistas e comunicadores. No 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo realizado pela Abraji, parte da programação é voltada para debater as recentes ameaças à democracia no Brasil e em outras partes do mundo.

Serão três rodas de conversa focadas no tema. O Congresso será realizado entre 3 e 7 de ago.2022, em versões virtual e presencial. A parte on-line e gratuita do evento acontece nos dias 3 e 4. Já a modalidade presencial e paga terá como sede a FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em Higienópolis, São Paulo, de 5 a 7.ago.2022, sendo que o último dia é dedicado à quarta edição do Domingo de Dados.

Inscreva-se agora

Mesas on-line

A mesa “Projeto Pegasus: como um consórcio de jornalistas revelou o escândalo de espionagem de milhares de pessoas” será transmitida ao vivo na quarta-feira, 3 de ago.2022, das 14h30 às 16h (horário de Brasília). O bate-papo on-line focará nos bastidores do trabalho investigativo que expôs ao mundo o esquema do aplicativo espião que coletou dados de mais de 50 mil pessoas, entre elas, ativistas e jornalistas. Laurent Richard, fundador e diretor executivo do Forbidden Stories, será entrevistado pelo jornalista e escritor Leandro Demori, ex-editor executivo do Intercept Brasil e criador do projeto jornalístico A Grande Guerra, e por Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional Brasil.

O Projeto Pegasus é um exemplo de como o jornalismo investigativo pode ser usado como ferramenta a favor da democracia. Em 2021, o Forbidden Stories e a Anistia Internacional revelaram o esquema de espionagem envolvendo o software Pegasus, desenvolvido pela empresa israelense de tecnologia NSO Group. Entre os alvos do spyware, que permitia a vigilância remota de smartphones, estavam jornalistas, ativistas de direitos humanos, atores políticos, empresários e líderes de Estado. Na palestra, o coordenador do projeto falará sobre como sua equipe conseguiu descobrir essa história.

Na quinta (4.ago.2022), das 19h às 20h30 (horário de Brasília), a sessão “Artilharia pesada: como os robôs da internet ameaçam a democracia - uma conversa com o criador do Bot Sentinel”, traz como convidado o engenheiro americano Christopher Bouzy, que será sabatinado por Guilherme Amado, conselheiro da Abraji e colunista de política do site Metrópoles. Ao monitorar o crescimento de robôs nas redes sociais, Bouzy descobriu que mais de 37 mil contas que passaram a seguir o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) no Twitter em 2022 eram fictícias. Temas como inteligência artificial, democracia em tempos de internet e campanhas de desinformação on-line estão na pauta.

Autocracias

A versão presencial do Congresso da Abraji volta a discutir a erosão de regimes democráticos na América Latina. Carlos Dada, fundador e diretor do site El Faro, de El Salvador, e Jennifer Ortiz, fundadora do Nicaragua Investiga, compartilham suas experiências em trabalhar como jornalistas em países que aniquilaram a imprensa independente.

Dada fundou o primeiro periódico exclusivamente digital da América Latina e é referência em jornalismo investigativo sobre corrupção, criminalidade e direitos humanos. Ortiz, voz forte do jornalismo independente, precisou se exilar na Costa Rica após sofrer ameaças, ser alvo de vigilância paramilitar e ter sua casa alvejada com coquetéis molotov.

“Jornalistas da América Latina sob governos autocratas”, agendada para sábado (6.ago.2022), às 9h30 (horário de Brasília), terá mediação de Daniel Bramatti, editor do Estadão Dados e Estadão Verifica e ex-presidente da Abraji, e Rafael Georges, cientista social e representante da Luminate no Brasil, fundação global que trabalha por sociedades mais justas e inclusivas.

Links rápidos

É possível acessar a programação completa do evento e outras informações sobre os convidados nesta página. Clique aqui para se inscrever na versão on-line. Para adquirir os ingressos da versão presencial, basta acessar esta área da página do Congresso. As principais dúvidas relacionadas ao evento, como o funcionamento do modelo misto, foram respondidas nesta seção.

A programação e a composição das mesas do 17º Congresso da Abraji estão sujeitas a mudanças. Quaisquer alterações serão atualizadas no site do evento.
 
Apoio e patrocinadores

Promovido pela Abraji desde 2005, o 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo deve bater recorde: quase 100 atividades com mais de 200 palestrantes, entre painelistas e moderadores.

O 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAAP. O evento é patrocinado por Google News Initiative, Meta, Luminate, Grupo Globo, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Tik Tok, Itaú, Alma Preta, ARTIGO 19, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, Headline, Metrópoles, O Estado de S. Paulo, Poder 360, Revista Cenarium e The Trust Project.

Apoiam institucionalmente Agência Eko, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional de Revistas (Aner), FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Jornalistas&Cia, Knight Center for Journalism in the Americas, Portal Imprensa, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Oboré, Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é de GloboNews, Grupo RBS, revista piauí, rádio CBN e SBT News. 

Google News Initiative, Meta, Luminate, Itaú, CNN Brasil e O Estado de S. Paulo também patrocinam o 4º Domingo de Dados.

Foto de capa: Canva/Steve Kuzminski

Assinatura Abraji