Além de tradicionais oficinas, 3º Domingo de Dados traz projetos jornalísticos premiados
  • 04.08
  • 2021
  • 17:10
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Além de tradicionais oficinas, 3º Domingo de Dados traz projetos jornalísticos premiados

Com data marcada para 29.ago.2021, o 3º Domingo de Dados será uma oportunidade para ver iniciativas de vanguarda no jornalismo de dados mundial e brasileiro. A promessa é do coordenador de projetos da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Reinaldo Chaves, responsável por organizar o evento.

Em função da pandemia, a terceira edição do Domingo de Dados será realizada, mais uma vez, de forma remota. As inscrições para o encontro temático estão abertas neste link e seguem o modelo “pague o quanto puder”. A proposta é oferecer na tela dos inscritos os bastidores e técnicas por trás de grandes projetos e reportagens premiadas.

O Domingo de Dados é um evento integrado à programação do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, cujas inscrições já estão abertas aqui. 

Entre as atrações confirmadas, está, por exemplo, a peruana Milagros Salazar, a idealizadora do Convoca Deep Data, que venceu o maior prêmio de jornalismo de dados do mundo, o Sigma Awards. Segundo Milagros anunciou em 2020, a plataforma, que estava em desenvolvimento, reúne, por meio de ferramenta de big data, uma quantidade massiva de dados sobre a indústria de extração de recursos minerais e fósseis. As informações são disponibilizadas em uma interface para membros cadastrados, reportagens e uma newsletter exclusiva.

Outro nome com atuação internacional é o brasileiro Rodrigo Menegat, um dos autores, com Tiago Maranhão e Vinicius Sueiro, do mapa interativo “No Epicentro”. Publicado no site da Agência Lupa e vencedor do prêmio mundial de design Best of Digital News Design, na categoria pequenas redações, o projeto mostra o raio de impacto da pandemia, caso todas as mortes causadas por covid-19 fossem registradas entre vizinhos do espectador. O projeto também venceu o Sigma Awards. 

Menegat será um dos instrutores da mesa “Narrativas com dados”, com a companhia de Fernanda Bruno, membro-fundadora da Rede latino-americana de estudos em vigilância, tecnologia e sociedade/LAVITS, Paulo Tavares, coordenador da agência autônoma, laboratório de advocacia espacial em direitos humanos da Universidade de Brasília (UnB), e autores do trabalho Territórios de Exceção

Uma equipe do OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project), consórcio internacional de jornalismo investigativo, vai mostrar os bastidores do projeto Open Lux. O jornal francês Le Monde obteve acesso ao banco de dados oficiais com documentos sobre empresas registradas no paraíso fiscal de Luxemburgo, além dos nomes de quem se declarou beneficiário delas. A revista piauí é o único veículo brasileiro que integra a iniciativa colaborativa.

Outras oficinas abordam estratégias específicas para apurar, como “Extremismo online: como fazer investigação jornalística nas redes sociais e aplicativos de mensagens no celular?", que vai reunir os palestrantes: Laís Martins, repórter do Núcleo Jornalismo, e Victor Silva, freelancer. David Nemer, professor e pesquisador da University of Virginia, fará a mediação.

O professor Paul Bradshaw, um dos maiores evangelizadores do jornalismo de dados no mundo, também marca presença. Ele discute com o presidente da Abraji e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcelo Träsel, como incluir essas novas técnicas no currículo de cursos de graduação em jornalismo. Bradshaw vai explicar as dificuldades dos alunos e professores, as demandas do mercado, a resistência em aprender ferramentas e como o conceito de Dados pode ser mais amplo do que se imagina. 

Não ficam de fora, é claro, as tradicionais oficinas de linguagens de programação e análise de dados. As aulas vão desde o básico com planilhas de Microsoft Excel e Google Sheets até recursos mais avançados, como códigos em SQL, R e Python. Nessa parte, os inscritos são convidados a acompanharem os instrutores programando de acordo com as lições para fixar melhor as dicas.

Já foram confirmados 24 jornalistas, professores e especialistas, responsáveis por ministrar as 21 palestras e oficinas ao longo do dia. Além de Chaves, estão na organização a assessora jurídica da Abraji, Leticia Kleim, e o estagiário Caê Vatiero. 

O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo conta com o patrocínio de Facebook Journalism Project, Google News Initiative, Grupo Globo e Luminate, além de Agência Lupa, Artigo 19, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, International News Safety Institute (INSI), Itaú, Metrópoles, O Estado de S.Paulo, Poder360, Trust Project, Twitter e UOL. O evento terá apoio de mídia de CBN, Correio (BA), GloboNews, Grupo RBS e revista piauí e apoio institucional de Abert, Agência Pública, Ajor, Aner, ANJ, Comunique-se, Consulados e Embaixada dos EUA, FAAP, FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Knight Center, Jornalismo ESPM, Jornalistas & Cia, Oboré, Portal Imprensa, PUC-SP, Textual Comunicação e UNESCO. 

Inscreva-se agora no 3º Domingo de Dados

Assinatura Abraji