Agência Pública promove série de debates
  • 06.03
  • 2021
  • 11:13
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Agência Pública promove série de debates

A primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil completa 10 anos neste mês de março. A Pública, fundada em 2011 por mulheres repórteres, já ganhou mais de 50 prêmios nacionais e internacionais ao longo de sua trajetória, resultado do compromisso de fazer uma cobertura aprofundada de temas negligenciados pelos meios de comunicação tradicionais. 

Para celebrar o marco de uma década de existência, a agência realizará o evento Pública + 10 com uma série de debates sobre o presente e o futuro do Brasil, além de uma edição especial do podcast Pauta Pública - com as diretoras e fundadoras da agência Marina Amaral e Natalia Viana - e do lançamento de um livro sobre uma década de jornalismo investigativo. A publicação reúne as experiências da agência em coberturas de temas marcantes, como o trabalho com informações vazadas no WikiLeaks e Vaza Jato, e reflexões sobre jornalismo. 

Para Natalia Viana, o marco tem um significado especial porque muitos apostaram que não era sustentável criar uma agência especializada em jornalismo investigativo sem fins lucrativos e dirigida por mulheres:

  “Rompemos muitas barreiras no jornalismo investigativo por ser uma organização orgulhosamente fundada e dirigida por mulheres, em uma década em que ainda havia (e ainda há) muita resistência quanto à capacidade das mulheres de fazerem investigações sensíveis, pesadas e de impacto. E estamos prontas para os próximos 10 anos", complementa.

As ações de celebração  serão realizadas durante o mês de aniversário, iniciando já neste sábado, dia 06.mar.2021.  Em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, o evento será on-line e com inscrições gratuitas. Nas redes sociais, depoimentos especiais dos conselheiros da Pública também comemoram o protagonismo da agência no jornalismo brasileiro.


 

Assinatura Abraji