Advogado do Paraná toma celular e danifica câmera de repórteres
  • 09.04
  • 2022
  • 12:50
  • Abraji

Liberdade de expressão

Advogado do Paraná toma celular e danifica câmera de repórteres

Jornalistas da CBN e da RICTV, afiliada da Record no Paraná, foram ameaçados e atacados por um advogado durante a cobertura de um protesto em Curitiba (PR) nesta sexta-feira, 8.abr.2022. Simone Giacometti, da CBN, e Raphael Augustus, da RICTV, acompanhavam um conjunto de mães que têm filhos no espectro de autismo diante de um condomínio comercial no centro da cidade, quando Giacometti teve seu celular confiscado pelo advogado que representa o condomínio e foi ameaçada de agressão. Ao abordar o homem, que entrava no prédio levando o smartphone da repórter, a equipe de Augustus teve a câmera danificada por um soco do advogado. As cenas foram gravadas. O celular, que foi recuperado, é usado como gravador e equipamento de trabalho da rádio.

As mães protestavam na entrada do Centro Comercial Cândido de Abreu, porque o condomínio decidiu multar um odontopediatra que atende seus filhos em um consultório no prédio. O condomínio aplicou a multa já que vizinhos estariam irritados com o choro e o barulho das crianças. As mães decidiram protestar contra o que consideraram preconceito contra seus filhos. Ao ser abordado pela repórter da CBN apenas para que confirmasse ser representante do condomínio, o advogado se descontrolou. De acordo com a reportagem, ele foi identificado como Gelson Arend. A Abraji tentou contato com o advogado por meio do condomínio, mas sem sucesso.

A CBN consultou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Curitiba, que repudiou a atitude do profissional de Direito e informou que investigará o caso com rigor, caso haja uma representação contra o advogado.

Simone Giacometti afirmou que fará a representação junto à comissão de Ética da OAB de Curitiba, assim como registrará a denúncia junto às autoridades policiais. A RIC TV divulgou nota de repúdio contra o ataque aos profissionais. 
 

Assinatura Abraji