Abraji repudia veto do Flamengo a jornalistas do UOL
  • 24.03
  • 2023
  • 16:55
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji repudia veto do Flamengo a jornalistas do UOL

Na quinta-feira (23.mar.2023), o Clube de Regatas Flamengo impediu que a equipe de reportagem do UOL tivesse acesso ao treino do time no CT Ninho do Urubu, no Rio. Havia mais de uma dezena de veículos e comunicadores que fazem a cobertura esportiva e, por volta das 11h, a assessoria de imprensa liberou o acesso dos jornalistas ao treino. No entanto, o UOL foi vetado.

Segundo apuração do site, tratou-se de uma retaliação do clube contra a entrevista de um ex-funcionário do time, que relatou ter havido alteração na cena do incêndio que matou dez crianças do futebol de base do Flamengo, quatro anos atrás. À noite, o Flamengo divulgou nota confirmando o veto ao UOL como forma de retaliação.

Ainda na noite de ontem, a Abraji enviou ofício ao presidente do Clube de Regatas Flamengo, Rodolfo Landim, questionando a atitude do time. "Esta decisão do clube se caracteriza como restrição do exercício do trabalho jornalístico e é uma afronta ao direito fundamental da liberdade de expressão e de imprensa, além de restringir o acesso à informação da população e dos próprios torcedores", afirma a Abraji no texto. E reforça: "um direito constitucional deve ser respeitado não apenas pelo Estado, mas por toda a sociedade, incluindo empresas e clubes esportivos."

No ofício, a Abraji pede informações sobre o ocorrido e a liberação da reportagem do UOL nas áreas de cobertura jornalística do Flamengo. Isso não ocorreu nesta sexta-feira (24.mar.2023), quando o UOL foi mais uma vez barrado no CT.

A respeito das críticas do Flamengo sobre as reportagens do site, a organização lembra que a Constituição prevê um sistema de freios e contrapesos que garantem o direito de resposta e a possibilidade de busca por reparação em caso de informações contestadas.

Nenhum veículo de comunicação está acima de críticas. O direito de contestar uma reportagem não é apenas garantido pela lei, mas também é uma forma sadia de aprimorar o exercício do jornalismo e do contraditório. No entanto, não pode ser aplicado na forma de censura ou de impedimento de trabalho, como fica claramente demonstrado na atitude praticada pelo Flamengo.

A Abraji reitera seu repúdio à decisão do clube de manter esse veto ao trabalho jornalístico. 

Diretoria da Abraji, 24 de março de 2023.
 

Assinatura Abraji