
- 17.11
- 2025
- 15:41
- Abraji
Liberdade de expressão
Abraji repudia hostilização a repórter de O Joio e o Trigo em Genebra
A Abraji repudia a hostilização sofrida pelo repórter Pedro Nakamura, de O Joio e o Trigo, por parte de parlamentares e entidades ligadas à produção de fumo. Credenciado para cobrir a COP11 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco), em Genebra, Nakamura reportava sobre a tentativa frustrada desses parlamentares e de representantes do setor de ingressar na conferência sem que tivessem sido convidados ou autorizados, nesta segunda-feira, 17 de novembro.
A assessoria do SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco) tentou desligar o gravador do repórter. O deputado Rafael Pezenti (MDB-SC) hostilizou o repórter, enquanto a cena era filmada por seu colega de Câmara, o deputado Marcelo Moraes (PL-RS).
Representando os interesses da indústria do fumo, conforme eles mesmos afirmaram em suas redes sociais, os deputados federais viajaram a Genebra sem que tivessem autorização para participar do evento. Ao serem questionados, hostilizaram o jornalista.
A Abraji se solidariza com Nakamura e com a equipe de O Joio e o Trigo, lembrando que, recentemente, o mesmo repórter foi também hostilizado pelo setor durante a cobertura de um evento no Brasil.