Abraji repudia ataque de Lindôra Araújo a Guilherme Amado
  • 09.09
  • 2022
  • 20:52
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji repudia ataque de Lindôra Araújo a Guilherme Amado

Nesta sexta-feira (09.set.2022), em manifestação enviada ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, defendeu o arquivamento da investigação que apura mensagens compartilhadas por empresários aliados ao presidente Jair Bolsonaro. Nas conversas reveladas pelo jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, alguns deles pregam uma ruptura democrática, caso o presidente não seja reeleito.

Na petição, a ocupante do segundo cargo mais alto do Ministério Público Federal (MPF) não se limitou a criticar o ministro ou a pedir a anulação do caso. Araújo chamou de “leviano” o trabalho jornalístico de Guilherme Amado:

 “O supramencionado desabafo do Exmo. Ministro seria suficiente para um olhar mais aprofundado acerca da veracidade da pretensa existência de uma conspiração criminosa de empresários e das terríveis consequências desse leviano ato jornalístico que deu ensejo à instauração de uma investigação e à decretação de diversas medidas cautelares …”

O trecho acima recupera um episódio de 2020 envolvendo o ministro Alexandre de Moraes e o colunista. A estratégia é insinuar que o jornalista teria um padrão de divulgar mentiras. Quando ainda trabalhava na Revista Época, Guilherme Amado errou ao informar que o ministro teria contraído covid-19. Como manda o bom jornalismo, tão logo identificado o erro, ele corrigiu o erro de maneira transparente e se desculpou.

Em janeiro de 2021, a Abraji já havia se manifestado sobre um ofício enviado ao STF pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, pedindo que Guilherme Amado entregasse os documentos que revelaram que órgãos federais estariam atuando para ajudar a defesa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente. Entregar os documentos identificaria a fonte de Amado, o que contraria a Constituição e o direito de sigilo de fonte. A Abraji condenou a tentativa de intimidação.

Depois do recurso apresentado por Lindôra Araújo, o ministro Alexandre de Moraes decidiu negar o pedido da PGR que tentava anular o bloqueio de contas de empresários bolsonaristas.

É lamentável que uma procuradora da República faça uso do cargo para, em uma manifestação oficial perante a Suprema Corte do país, atacar um jornalista, sobretudo no período eleitoral, em que a imprensa é ainda mais necessária para garantir a lisura do processo democrático.

A Abraji se solidariza com Guilherme Amado, que é conselheiro fiscal da associação, e repudia tentativas como a que ele sofreu de autoridades públicas que tentam intimidar a imprensa e o trabalho jornalístico, essenciais para qualquer democracia. 

Diretoria da Abraji, 9 de setembro de 2022.
 

Assinatura Abraji