Abraji repudia agressão a cinegrafista em Londrina
  • 30.09
  • 2021
  • 17:15
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji repudia agressão a cinegrafista em Londrina

O professor Rubens Rodrigues Coloniezi, 30 anos, agrediu o repórter cinematográfico da RIC Record TV, de Londrina-PR, na noite da última terça-feira (28.set.2021), para impedir que o profissional gravasse imagens de um acidente de trânsito causado por ele. Coloniezi tomou a câmera da equipe de reportagem, com valor de mercado estimado em mais de R$ 100 mil, e depois a atirou contra o chão, quebrando o equipamento.

A vítima foi o jornalista Rodrigo Marques, que teve o ombro deslocado ao ser derrubado por Coloniezi, além de ter sofrido escoriações na cabeça. Ele reagiu ao agressor com um pontapé. Visivelmente embriagado, Coloniezi foi contido por pedestres. A cena foi toda gravada por um cinegrafista do SBT.

Antes de ser agredido, o jornalista da RIC Record TV registrava imagens da colisão provocada pelo professor, que avançou sobre uma via preferencial no centro de Londrina e atingiu uma moto. Ana Claudia Gil Mendes, que estava na garupa, sofreu traumatismo craniano e fratura no fêmur.

O professor foi preso em flagrante por lesão corporal grave culposa, qualificada por direção em estado de embriaguez. À Polícia Civil do Paraná, Coloniezi argumentou que agrediu o repórter cinematográfico por ter se irritado ao ter seu rosto filmado. “Eu estava extremamente desesperado depois de um trauma”, alegou.

No auto de prisão em flagrante de delito, o jornalista Rodrigo Marques testemunhou a agressão que sofreu durante o exercício profissional e, na manhã desta quinta-feira (30.set.2021), passou por exame de corpo de delito.

A Abraji se solidariza com o repórter cinematográfico. Atacar jornalistas no exercício da profissão é atacar a liberdade de imprensa e o direito de acesso da sociedade a informações de interesse público, direitos garantidos pela Constituição. A Abraji demanda a apuração dos fatos e punição ao agressor, se confirmados, pois a impunidade é o principal combustível das violações à liberdade de imprensa. 
 

Assinatura Abraji