Abraji lança terceira temporada do podcast Jornalismo Sem Trégua
  • 18.11
  • 2021
  • 14:00
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji lança terceira temporada do podcast Jornalismo Sem Trégua

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) estreia neste sábado (20.nov.2021) a terceira temporada do podcast Jornalismo Sem Trégua. Essa edição apresentará o radialista Jairo de Sousa, que foi morto em Bragança (PA) ao subir a escadaria de acesso à Rádio Pérola FM, onde trabalhava. O assassinato está relacionado ao trabalho do jornalista, que fazia sérias críticas a políticos da região bragantina acerca dos supostos desvios de verbas públicas.

O crime aconteceu em 21.jun.2018, por volta das 4h50m, quando Jairo chegava ao trabalho para apresentar seu programa “Show da Pérola”, que iria ao ar das 5h às 9h. Segundo as investigações policiais, o crime foi encomendado a um grupo de extermínio com dez integrantes e teria custado R$30 mil. Um vereador foi acusado de ser o mandante. 

A coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes, responsável pelo podcast, conta à Abraji que o caso de Jairo, diferentemente do caso de Tim Lopes e do caso de Jefferson Pureza, abordados nas temporadas anteriores, ainda espera por uma conclusão. Os acusados de matar e ordenar a morte estão presos, mas ainda não ocorreu o julgamento. “A falta de uma resposta gera a sensação de impunidade. E sabemos que a impunidade é um combustível para novos ataques, ameaças e homicídios contra jornalistas e comunicadores no Brasil”, disse.

De acordo com Nunes, os entrevistados para essa temporada falam sobre essa insegurança e a impunidade nesse caso. Ela também aponta o medo como um personagem presente na execução de Jairo. “O medo de quem ficou na cidade para trabalhar em comunicação, o medo que forçou outros a abandonarem sua cidade para viver em outro lugar, já que não se sentiam seguros de viver na cidade onde um grupo de pistolagem foi contratado para matar um radialista”, explicou ela. 

Por conta ainda da pandemia, essa terceira edição foi realizada completamente de forma remota. As entrevistas foram feitas por chamadas de vídeo, por Zoom, ou ainda por envio de áudios pelo aplicativo WhatsApp, já que alguns entrevistados estavam no interior do Pará e de São Paulo. Foram utilizadas também entrevistas feitas pela equipe da Abraji que esteve em Bragança em jul.2018, acompanhando o caso. 

Neste sábado, a partir da 00h, o primeiro episódio da terceira temporada estreia no Spotify e em todas as plataformas de streaming de áudio e no Youtube da Abraji

Primeira Temporada | Caso Tim Lopes

Em sua primeira temporada, o podcast tratou da execução do jornalista Tim Lopes, em 2.jun.2002, na Favela da Grota, no Rio de Janeiro. O jornalista, na época com 51 anos, foi torturado e executado por traficantes. Ele foi surpreendido quando realizava uma reportagem no Complexo do Alemão. Os episódios relatam as investigações policiais, a caçada de 109 dias ao mandante do assassinato, o traficante Elias Maluco, e o julgamento dos acusados. Essa temporada mostra também as mudanças da imprensa na cobertura policial e no uso de equipamentos de segurança. Trata também da criação da Abraji.

Clique aqui para assistir

Segunda Temporada | Caso Jefferson Pureza

Na segunda temporada foi abordado o caso do radialista Jefferson Pureza, de 39 anos, que foi morto na noite de 17.jan.2018, com três tiros no rosto, quando descansava na varanda de sua casa. O crime ocorreu em Edealina, no interior de Goiás. Segundo investigações policiais, o crime teria custado R$ 5 mil e um revólver 38. Os episódios mostram detalhes das investigações e o polêmico julgamento que absolveu o vereador acusado de ser o mandante do crime. Esta temporada do podcast fala também sobre os desertos de notícias no país.

Clique aqui para assistir

O Programa Tim Lopes é realizado pela Abraji com financiamento da Open Society Foundations. O nome do programa é uma homenagem ao repórter Tim Lopes, assassinado em 2002, no Rio de Janeiro. A coordenação é da jornalista Angelina Nunes.

Assinatura Abraji