Abraji lança relatório inédito sobre assédio judicial contra jornalistas no Brasil
  • 11.04
  • 2024
  • 17:17
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Abraji lança relatório inédito sobre assédio judicial contra jornalistas no Brasil

No próximo dia 24, às 19h, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) promove o debate “O que é assédio judicial contra jornalistas? Como identificar, monitorar e combater”. Especialistas e jornalistas convidados apresentarão sua perspectiva sobre esta forma de perseguição judicial contra o exercício da liberdade de imprensa. O evento também marca o lançamento do projeto Monitor de Assédio Judicial contra Jornalistas, realizado pela Abraji com apoio da Unesco. 

O Monitor é uma iniciativa inédita que compilou, analisou e sistematizou episódios de assédio judicial contra jornalistas no Brasil, a partir de envio de casos por parceiros, do recebimento de denúncias e da busca ativa de casos. O monitoramento se concentra em ações judiciais cujo alvo é a atividade jornalística em temas de interesse público e possui uma metodologia própria que define o que é o assédio judicial e como identificá-lo. 

Para a construção do banco de dados e do relatório, o projeto contou com a consultoria do professor de direito da USP e da ESPM e advogado Rafael Mafei, além de um processo de consulta e colaboração com organizações da sociedade civil, especialistas e advogados atuantes na área como Tornavoz, Ajor, FMMSA, RSF, Palavra Aberta, entre outros. 

O objetivo do Monitor de Assédio Judicial contra Jornalistas é oferecer um meio público para o acompanhamento de ações judiciais abusivas que fragilizam os direitos de liberdade de imprensa e de acesso à informação no Brasil, conferindo visibilidade ao fenômeno do assédio judicial e facilitando a discussão entre os jornalistas vítimas, a sociedade e as autoridades que têm o poder de transformação da atual conjuntura. 


Serviço
Quando? dia 24/04 às 19h, 
Onde? Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, na Sala Goffredo Telles Júnior. Largo São Francisco, 95 - Centro, São Paulo - SP, 01005-010. 
O que? Lançamento do Monitor de Assédio Judicial contra Jornalistas
*haverá transmissão no canal de Youtube da organização.

Assinatura Abraji