Abraji lança programa de entrevistas ao vivo com Marcelo Beraba
  • 22.02
  • 2021
  • 17:16
  • Bruna Lima

Formação

Abraji lança programa de entrevistas ao vivo com Marcelo Beraba

Qual é a essência do jornalismo? O básico, o âmago, a alma? Um dos fundadores e primeiro presidente da Abraji, Marcelo Beraba, promete discutir essas questões em um novo programa de entrevistas ao vivo. “Jornalismo Essencial - Diálogos” estreia na próxima terça-feira (02.mar.2021), às 19h, e será transmitido simultaneamente em três redes sociais (Instagram, Youtube e Facebook) da Abraji.

A cada 15 dias, Beraba receberá um profissional para conversar sobre reportagens investigativas. Na pauta, os trabalhos mais marcantes, os pontos de inflexão na carreira de repórter e os desafios para realizar apurações mais robustas no contexto brasileiro. 

“O programa é uma iniciativa da Abraji e faz parte do seu compromisso de contribuir para melhorar a qualidade do jornalismo que praticamos. A conversa com alguns dos melhores repórteres brasileiros nos permitirá refletir um pouco sobre a importância de nosso ofício. E será uma oportunidade de debruçar sobre algumas das melhores reportagens investigativas dos últimos anos com o intuito de dividir experiências e nos motivarmos neste momento em que o jornalismo profissional vive sob ameaças diárias”, diz Beraba.

Antes de cada encontro, a Abraji divulgará as reportagens a serem discutidas no programa, que terá 1 hora de duração e será dividido em três blocos. “Acredito que a melhor resposta que podemos dar aos que tentam sufocar as redações e calar os jornalistas é aprimorar cada vez mais nossas técnicas de apuração, tornando nossas reportagens essenciais, indispensáveis”.

O primeiro convidado é Rubens Valente, colunista do UOL, um dos melhores repórteres investigativos do Brasil, que já venceu 17 prêmios internacionais e nacionais. Autor dos livros “Operação Banqueiro: As provas secretas do caso Satiagraha” (2014) e “Os fuzis e as flechas” (2017), ele começou em redações de Campo Grande (MS), mas trabalhou a maior parte do tempo em São Paulo e Brasília, onde vive desde 2010. 

Em dez.2020, Valente revelou que uma agência contratada pelo governo federal monitorava o comportamento de 77 jornalistas e outros formadores de opinião nas redes sociais, classificando os influenciadores como "detratores", "neutros informativos" e "favoráveis".

Outras lives 

“Jornalismo Essencial - Diálogos” faz parte da segunda temporada das entrevistas ao vivo da Abraji, que começaram em abril de 2020, um mês depois do início da pandemia. Além das lives conduzidas por Beraba, a Abraji ocupará as  redes com outros convidados.

Em 11.mar.2021, Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, conversa com colegas sobre segurança de jornalistas, violência e ameaças no ambiente digital.

“Infelizmente os ataques a  jornalistas aumentaram no último ano e precisamos discutir cada vez mais protocolos de segurança e cobrar das autoridades a celeridade na investigação desses ataques, tanto no mundo virtual, como no mundo real. O linchamento virtual é um dos passos para     que as agressões sejam intensificadas por parte de grupos de ódio. O assassinato de jornalistas é uma consequência dessa sensação de impunidade”, avalia. 

Para a ex-presidente e atual conselheira da Abraji, as lives são uma oportunidade de lembrar como, no chamado “Brasil Profundo”, os comunicadores ficam mais mais fragilizados e expostos a esse tipo de violência.

“O risco está em todos os lugares, mas, nessas pequenas cidades distantes das grandes capitais, a vida desses profissionais está nas mãos de grupos de pistolagem contratados para cometer esses crimes”, destaca Nunes.

Em 2020, Angelina Nunes dividiu o espaço de discussão virtual com 12 jornalistas. Veja aqui quem foram os entrevistados. 

Adriana Barsotti, diretora da Abraji, também regressa às lives da Abraji em 25.mar.2021. Uma vez por mês, também às quintas-feiras, às 21h, Barsotti  baterá papo com jornalistas de todas as regiões do país. 

No ano passado, as conversas abordaram dificuldades da imprensa durante a pandemia e os desafios de setores específicos do jornalismo, como jornalismo de dados e projetos regionais. “Em 2021, a ideia é ampliar os temas, abordar  jornalismo e empreendedorismo, divulgar o dia a dia dos profissionais mais consagrados e também os que estão fazendo a diferença com projetos independentes e de inclusão”, explica Barsotti.

Serviço

“Jornalismo Essencial - Diálogos” - Transmitido a cada duas semanas, às terças-feiras, 19h. A estreia é no dia 02.mar.2021

Live “Programa Tim Lopes” - Uma quinta-feira por mês, às 21h. Estreia 11.mar.2021

Live “Papo de Jornalista” - Uma quinta-feira por mês, às 21h. Estreia dia 25.mar.2021

Encontre aqui as reportagens de Rubens Valente que serão discutidas no programa Jornalismo Essencial - Diálogos
 

Assinatura Abraji