Abraji lança novo curso on-line voltado para jornalismo local com apoio do Facebook
  • 11.08
  • 2021
  • 10:30
  • Abraji

Formação

Abraji lança novo curso on-line voltado para jornalismo local com apoio do Facebook

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) está abrindo, nesta quarta-feira (11.ago.2021), as inscrições para o curso Jornalismo Local 2021: práticas, técnicas e sustentabilidade. Este é o terceiro programa de média duração dirigido ao desenvolvimento do jornalismo local e produzido com o apoio do Facebook Journalism Project. O curso será gratuito.

O objetivo é treinar 2,5 mil jornalistas e estudantes de comunicação utilizando uma abordagem que trate de modo integrado os princípios editoriais e o modelo de negócio para garantir a independência e a sustentabilidade das iniciativas jornalísticas. Com esse propósito, o programa vai compartilhar conhecimentos de 40 instrutores, profissionais reconhecidos e experientes nos temas do programa. O conteúdo está agrupado em seis eixos temáticos: princípios editoriais, diversidade e acessibilidade, checagem e investigação, relacionamento com audiências, linguagens, e sustentabilidade e modelos de negócios.

O curso, que começa em 6.set.2021 e terá 12 semanas de duração, será totalmente on-line, com aulas gravadas em vídeo e legendadas, farto material de apoio para consulta e sessões ao vivo. Além das disciplinas do programa, os participantes terão acesso a conteúdos educativos do Facebook, incluindo vídeos com treinamentos e materiais sobre recursos e produtos da plataforma.

Para o presidente da Abraji, Marcelo Träsel, o jornalismo local é uma peça-chave para a manutenção das democracias. "Esperamos com esse curso ajudar os comunicadores a melhor atenderem às demandas de seus públicos, ao mesmo tempo em que encontram formas de financiamento para suas atividades, de modo a reduzir a quantidade de desertos de notícias no Brasil". 

"Trabalhamos de forma constante para apoiar o ecossistema de notícias e investimos em parcerias e treinamentos que ajudam a desenvolver o jornalismo local. Ao lado da Abraji, temos reforçado, cada vez mais, o nosso compromisso com a indústria, com as redações e os jornalistas, apoiando o jornalismo em todo o país", afirma a líder de parcerias com veículos de notícias do Facebook no Brasil, Maíra Carvalho.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31.ago.2021 por este formulário.

O curso Jornalismo local 2021 é patrocinado pelo Facebook Journalism Project e tem o apoio institucional do Atlas da Notícia/Projor, Aner, ANJ e Ajor.

A Abraji é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha em defesa da liberdade de expressão e de imprensa, do acesso a informações públicas e na capacitação de jornalistas. Sua missão é elevar a qualidade do jornalismo brasileiro como forma de contribuir para a consolidação da democracia no país. Desde 2002, quando a Abraji foi fundada, mais de 10.000 jornalistas já passaram por seus congressos, cursos e treinamentos.

O Facebook Journalism Project é uma iniciativa do Facebook que busca fortalecer as comunidades, conectando as pessoas ao jornalismo que importa para elas por meio de treinamentos, programas e parcerias.

Assinatura Abraji