Abraji, Fenaj, RSF e IVH se somam ao movimento pela libertação de jornalista americano na Rússia
  • 06.04
  • 2023
  • 14:30
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji, Fenaj, RSF e IVH se somam ao movimento pela libertação de jornalista americano na Rússia

A Abraji, a Fenaj, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e o Instituto Vladimir Herzog (IVH) assinaram nesta quinta-feira, 6.abr.2023, uma nota conjunta de repúdio à prisão do jornalista americano Evan Gershkovich, de 31 anos, na Rússia. Ele é correspondente do Wall Street Journal (WSJ) em Moscou, de onde cobre os acontecimentos da Rússia, Ucrânia e de toda a região da antiga União Soviética. Gershkovich foi preso pela inteligência do governo de Vladimir Putin sob alegação de espionagem em 29.mar.2023. Antes de ser repórter do WSJ, ele trabalhou para a Agência France Presse (AFP). Tem um extenso portfólio que pode ser conferido aqui, em inglês.

As organizações que assinam a nota se somam às vozes internacionais que reivindicam a libertação imediata do jornalista e denunciam sua prisão como um ato de ataque do governo russo à liberdade de imprensa.

 

A íntegra da nota:

Pela libertação imediata do jornalista Evan Gershkovich

As organizações brasileiras de defesa do jornalismo e da liberdade de imprensa abaixo-assinadas expressam sua preocupação com a situação do repórter Evan Gershkovich, do Wall Street Journal (WSJ), preso pelo governo russo sob acusação de espionagem. A prisão não tem lastro em fatos e representa mais uma medida do governo de Vladimir Putin contra o livre exercício do jornalismo.

Cidadão norte-americano, Gershkovich, 31 anos, é correspondente do WSJ em Moscou, de onde cobre Rússia, Ucrânia e toda a região da antiga União Soviética. Além do WSJ, ele foi repórter da agência France-Presse (AFP). 

Gershkovich foi preso pelo Serviço de Segurança Federal da Rússia no dia 29.mar.2023. Este é o primeiro caso de acusação e prisão por espionagem de um jornalista norte-americano desde o fim da Guerra Fria. O último caso semelhante ocorreu em 1986, quando o jornalista americano Nicholas Danilloff, da US News and World Report, acabou sendo solto pela KGB em troca da libertação de detidos russos pelo governo dos EUA.

Repudiamos o ataque de Putin à liberdade de imprensa e nos juntamos às vozes internacionais que pedem a libertação imediata de Evan Gershkovich, sem a imposição de condições por parte do governo russo. É condenável que o presidente Putin, com essa prisão, mostre ao mundo como seu governo tem se tornado cada vez mais um adversário da liberdade de imprensa, criminalizando o exercício do jornalismo. 

6 de abril de 2023

Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo)
Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas)
Repórteres Sem Fronteiras (RSF)
Instituto Vladimir Herzog (IVH)
 

 

Assinatura Abraji