Abraji exige que indícios de conspiração contra jornalista sejam investigados
  • 14.07
  • 2021
  • 10:30
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji exige que indícios de conspiração contra jornalista sejam investigados

No dia 8.jul.2021, o jornalista Lucas Ragazzi, colunista da web rádio TV 98 live, teve acesso a mensagens de ameaça contra ele, encaminhadas em um grupo no Whatsapp. Entre os membros do grupo estão o cabo da PM de Minas Gerais e suposto vendedor de vacinas Luiz Paulo Dominghetti, além de dois parceiros comerciais de Dominghetti, identificados como “Alfredo Atas” e “Rafael Compra Deskarpark”. As mensagens foram enviadas em 5.mai.2021, data em que Ragazzi publicou a notícia sobre um suposto golpe que envolvia ofertas para a compra de vacinas contra a covid-19.

Quase dois meses depois, Ragazzi estava apurando uma notícia para a Folha de S.Paulo sobre uma ONG que atuava como interlocutora na compra de vacinas, quando teve acesso acesso às mensagens no celular de Dominghetti, que havia sido apreendido pela CPI da Covid no dia 1.jul.2021. Ao pesquisar informações para sua reportagem, ele encontrou uma conversa no grupo de mensagens sugerindo que ele levasse um “enquadro”.

A mensagem escrita pelo homem identificado como Rafael Compra Deskarpark diz: “Temos que chegar nesses caras e ver uma forma de enquadrar eles (sic) de forma bem inteligente”. Durante a apuração da matéria sobre o golpe na compra de vacinas, Ragazzi não havia se apresentado como jornalista e usou um nome fictício. No mesmo dia em que foi publicada a notícia, Dominghetti compartilhou o link da reportagem no grupo e disse: “Olha a lambança”. O nome e a foto do jornalista foram divulgados no grupo.

A troca de mensagens revela a intenção de intimidar um jornalista no exercício da profissão. A Abraji repudia a tentativa de prejudicar um jornalista em resposta à publicação de fatos de interesse público, principalmente quando parte de um policial militar, que deveria se guiar pela observação rigorosa da lei. É preciso que as autoridades responsáveis investiguem a extensão do caso e tomem as medidas cabíveis para garantir a segurança do repórter e a punição de eventuais crimes que tenham sido cometidos por Dominghetti e seus interlocutores.

Diretoria da Abraji, 14 de julho de 2021.

Assinatura Abraji