Abraji exige esclarecimento da execução de jornalista brasileiro no Paraguai
  • 13.02
  • 2020
  • 10:20
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji exige esclarecimento da execução de jornalista brasileiro no Paraguai

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) lamenta a morte do jornalista brasileiro Lourenço Veras, conhecido como Léo Veras, assassinado com 12 tiros na cidade paraguaia Pedro Juan Caballero na noite de quarta-feira (12.02.2020). Veras respondia pelo site de notícias Porã News, que noticia a disputa do narcotráfico na fronteira entre Brasil e Paraguai, e já havia recebido ameaças de morte. A Abraji também cobra agilidade das autoridades no esclarecimentos das circunstâncias do crime. Todo assassinato de jornalista é uma tentativa de calar o mensageiro, comprometendo a liberdade de imprensa.

Léo Veras trabalhava havia mais de 15 anos na região de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com a cidade sul-mato-grossense de Ponta Porã, uma das principais portas de entrada de drogas e armas no Brasil. Em 19.01.2020, a cidade paraguaia foi palco da fuga de 75 presos, a maioria ligada ao PCC (Primeiro Comando da Capital), da penitenciária regional. Fontes próximas a Léo Veras relataram para a Abraji que o jornalista estava receoso com a situação e possíveis desdobramentos. 

Em jan.2020, reportagem do Domingo Espetacular, da Rede Record, entrevistou o jornalista, que afirmou sofrer ameaças por mensagens de texto no celular, que o mandavam “fechar a boca”. Em 2017, Léo Veras falou com o Programa Tim Lopes, projeto da Abraji, sobre o assassinato dos colegas jornalistas Paulo Rocaro e Luiz Henrique “Tulu” em Ponta Porã. Na época, Veras relatou que ele e a esposa quase não participavam de eventos sociais públicos, por medo da violência: “Eu sempre peço que não seja tão violenta a minha morte, com tantos disparos de fuzil”.

De acordo com a Polícia Nacional do Paraguai, o jornalista foi atingido por cerca de 12 tiros de pistola 9 milímetros. Um dos disparos acertou a sua cabeça no momento em que tentava correr dos assassinos. Veras chegou a ser socorrido e encaminhado para um hospital particular da cidade paraguaia, mas não resistiu.

A Abraji se solidariza com a família, os colegas de profissão e os amigos do jornalista. E reitera a necessidade de autoridades acompanharem, com rigor, ameaças a jornalistas e comunicadores. É dever do Estado prover todos os meios possíveis para garantir a segurança dos profissionais de imprensa.

A Abraji também está avaliando a inclusão do caso no Programa Tim Lopes, que apura assassinatos de jornalistas e comunicadores no exercício da profissão. Atualmente o programa investiga as mortes dos radialistas Jefferson Pureza (GO) e Jairo de Sousa (PA).


Diretoria da Abraji, 13 de fevereiro de 2020.

Assinatura Abraji