Abraji e Transparência Internacional vão incentivar o jornalismo investigativo local
  • 26.04
  • 2019
  • 08:43
  • Reinaldo Chaves

Formação

Abraji e Transparência Internacional vão incentivar o jornalismo investigativo local

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), em parceria com a Transparência Internacional Brasil, promoverá no 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que ocorrerá de 27 a 29 de junho, em São Paulo, uma atividade para estimular o jornalismo investigativo em âmbito local no país.

A intenção é levar para o evento, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, dez jornalistas com atuação investigativa em âmbito local em diferentes Estados para ter acesso a palestras, cursos e treinamentos. Os profissionais serão apresentados a Marcelo Beraba, primeiro presidente da Abraji e membro do Conselho Curador da entidade, a um representante da Transparência Internacional e a um organizador do projeto Atlas da Notícia, iniciativa que mapeia a imprensa regional e local no Brasil.

Na manhã de 29 de junho, último dia do Congresso da Abraji, os três falarão aos profissionais sobre os princípios norteadores de cada entidade, além das possibilidades do jornalismo investigativo em nível subnacional: sua importância, formas de abordar em conjunto temas similares e relevantes para cada região, desafios encontrados e meios de se aprimorar.

Os jornalistas também conhecerão os projetos da Abraji que podem ajudar em sua rotina diária. Isso será feito por meio de oficina prática a ser ministrada por um membro da Abraji. 

Benefícios

Os dez jornalistas escolhidos terão entrada gratuita no 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo e também terão passagens aéreas e hospedagens pagas. 

Veja o edital e como se inscrever neste link. O prazo se inicia em 26.abr.2019 e vai até 8.mai.2019.

Todas as propostas recebidas dentro do prazo serão examinadas por uma comissão composta por representantes da Abraji e da Transparência Internacional Brasil.

Os selecionados devem ser divulgados em 10.mai.2019.

Assinatura Abraji