Abraji e TI Brasil divulgam os 80 selecionados para curso sobre pandemia e corrupção
  • 30.09
  • 2020
  • 14:45
  • Abraji

Abraji e TI Brasil divulgam os 80 selecionados para curso sobre pandemia e corrupção

Uma comissão composta por representantes da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e da Transparência Internacional Brasil selecionou os 80 participantes do curso gratuito Jornalismo, Covid-19 e Corrupção, iniciativa apoiada pela Fundação Konrad Adenauer. As aulas serão ministradas de forma remota entre 05.out.2020 e 23.out.2020.

O número de inscritos revela a preocupação dos profissionais de imprensa de várias gerações em se atualizar nas técnicas de investigação: 256 candidatos tentaram uma vaga. De acordo com o edital, foram selecionados profissionais com experiência em temas relacionados à transparência e integridade, mas sem eliminar jornalistas em começo de carreira. A comissão também levou em conta a diversidade de gênero, raça e região do país. Conheça os participantes do curso.

 

 

Todos os escolhidos serão comunicados por e-mail no dia 30.set.2020 e vão receber as orientações de acesso ao longo da semana. O curso visa capacitar jornalistas para compreender temas centrais à análise dos atos de corrupção durante a pandemia de covid-19 e seus efeitos no país.

Para o coordenador de projetos da Abraji, Reinaldo Chaves, investigar pessoas públicas e empresas com contratos públicos é importante para entender se o dinheiro do contribuinte é bem aplicado. “Aumentar a transparência dessas informações e seu entendimento colabora para o jornalismo de qualidade e para o controle social como um todo, com o fortalecimento das políticas de transparência e integridade”, afirma.

Ao término do curso, 50 dos participantes receberão gratuitamente um ano de associação à Abraji. Os critérios de seleção para esse prêmio também estão no edital.

Conteúdo do programa

As aulas do curso Jornalismo, Covid-19 e Corrupção vão abordar transparência pública, medidas de retomada econômica durante a pandemia e outros temas relacionados à pauta da corrupção no âmbito da gestão da crise sanitária.

Serão 15 encontros distribuídos em dois módulos. No primeiro, os instrutores falam de “Corrupção, sistemas de controle e Covid-19”, “Lobby e a captura das decisões públicas”, “Medidas de retomada econômica e os riscos de corrupção”, “A transparência pública no enfrentamento da pandemia e o papel da sociedade civil”, e “Covid-19, programas de transferência de renda e eleições”.

Estão entre os professores:

  • Jorge Hage, ex-ministro da CGU (Controladoria Geral da União);
  • Fernanda Campagnucci, diretora executiva da Open Knowledge Brazil;
  • Luiz Navarro, do Comitê Consultivo Sênior da Academia Internacional Anticorrupção;
  • Daniela Castro, advogada especialista em advocacy;
  • Juliana Dal Piva, jornalista investigativa de O Globo e da revista Época.

Os perfis completos desses e de outros instrutores podem ser vistos com mais detalhes no edital.

Para o segundo módulo (“Jornalismo de Dados e o CruzaGrafos”), o programa prevê 11 aulas em formato de oficina, as duas primeiras com duração prevista de 1 hora e as restantes, de 20 a 30 minutos. Haverá um tempo adicional para exercícios e práticas.

O curso pretende também capacitar os inscritos a utilizar uma ferramenta desenvolvida pela Abraji e pelo Brasil.IO. Chamado de CruzaGrafos, o aplicativo tem o propósito de facilitar o acesso de jornalistas a diversas bases de dados públicos. Milhões de linhas de informação da Receita Federal e do Tribunal Superior Eleitoral estão disponíveis na plataforma, auxiliando o trabalho investigativo dos profissionais de imprensa.

Os responsáveis pelo módulo são:

  • Daniel Bramatti, ex-presidente da Abraji e editor do Estadão Dados;
  • Reinaldo Chaves, coordenador de projetos da Abraji;
  • Álvaro Justen, programador, professor de programação e fundador do portal de dados abertos Brasil.IO;
  • Stefano Wrobleski, jornalista de dados e editor no InfoAmazonia e coordenador de geojornalismo na Earth Journalism Network da Internews.

As pautas do segundo módulo são: "Introdução ao jornalismo de dados”, “A ferramenta CruzaGrafos e a importância da investigação jornalística e do controle social”, “A base de dados da Receita Federal”, “A base de dados do Tribunal Superior Eleitoral”, “Bases de dados da Saúde Pública” e “Uso combinado de bases de dados para investigações jornalísticas”.

O CruzaGrafos está em fase final de testes e será disponibilizado ao público em outubro. A ferramenta poderá ser acessada on-line por associados da Abraji e também não associados - as regras serão divulgadas em breve.

Mais detalhes sobre o CruzaGrafos foram revelados no 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, durante a realização do 2º Domingo de Dados, que continuam com inscrições abertas. O painel de apresentação do projeto pode ser visto neste link. Para acessar, basta se logar na plataforma dos eventos.

Assinatura Abraji