
- 19.12
- 2025
- 17:29
- Abraji
Liberdade de expressão
Acesso à Informação
Abraji e Talanoa estendem inscrições para bolsas de reportagem até 10 de janeiro
A Abraji e o Instituto Talanoa prorrogaram até 10 de janeiro as inscrições para a segunda leva de bolsas de reportagem do projeto “Um hoje e um amanhã com adaptação climática”. A iniciativa busca incentivar coberturas jornalísticas aprofundadas sobre o tema da adaptação climática, com foco em reportagens que relacionem os avanços e resultados da COP30 às políticas nacionais e locais, em diferentes contextos e regiões do mundo.
Na COP30, a adaptação climática ganhou destaque nas negociações, com discussões sobre o objetivo global de adaptação, as metas e os planos nacionais de adaptação, além de uma nova meta de financiamento voltada principalmente aos países em desenvolvimento. Esses temas reforçam o papel das políticas nacionais e locais na resposta aos impactos climáticos.
Ao mesmo tempo, as decisões deixaram questões em aberto, especialmente sobre a implementação das metas de adaptação por país e sobre como os países desenvolvidos irão cumprir o compromisso de apoiar técnica e financeiramente os países mais vulneráveis. Esse contexto amplia a relevância de reportagens que acompanhem os desdobramentos da COP30 no território.
Sobre o programa:
O programa oferece nove bolsas de reportagem, no valor de R$ 5.500 para produções no Brasil e US$ 1.000 para reportagens internacionais. As inscrições são abertas a jornalistas do Brasil, Ásia e Europa e podem ser feitas em português ou inglês. As três primeiras bolsas já foram concedidas. Logo, ainda dá tempo de concorrer a uma das seis bolsas remanescentes.
Confira os treinamentos realizados em português e em inglês.
O programa de bolsas é destinado a coberturas sobre os resultados das negociações na COP30 e seus impactos nas políticas nacionais e locais, a partir de ângulos que coloquem em perspectiva histórias humanas diante dos novos desafios de eventos climáticos, com publicações previstas até fevereiro de 2026. A proposta é estimular reportagens de interesse geral — e não análises técnicas — que façam a conexão entre os avanços da COP30 em adaptação climática e agendas nacionais.
Como parte do projeto, os bolsistas poderão ser convidados a gravar vídeos curtos após a publicação, comentando sobre as reportagens produzidas, como etapa complementar da iniciativa.
O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no link.
E o formulário de inscrição pode ser acessado aqui.
Confira as três reportagens feitas na primeira fase do projeto:
Autor: Mannan Samad: “Government policies and climate adaptation”, publicado no portal The News On Sunday (leia aqui), e “Balochistan Floods Expose Gaps In Climate Policies As Farmers Struggle To Survive”, publicado no The Friday Times (leia aqui).
Autora: Cheena Kapoor: “Can AI drive climate adaptation for India’s farmers?”, publicado no portal Devex (leia aqui).
Autora: Cecília do Lago: “Pescadores estão na linha de frente da mudança climática, financiamento trava nas COPs”, publicado no ND Mais (leia aqui).
Acesse o texto em inglês neste link.