
- 11.11
- 2025
- 22:08
- Abraji
Formação
Liberdade de expressão
Acesso à Informação
Abraji e Talanoa divulgam agraciados com bolsa de reportagem
A Abraji e o Instituto Talanoa divulgaram, nesta terça-feira, 11 de novembro, os nomes dos três jornalistas que receberão uma bolsa de R$ 5,5 mil ou US$ 1 mil para realizar reportagens aprofundadas durante a cobertura da COP 30, em Belém, tendo como foco a adaptação climática. Os profissionais selecionados são: Cecília do Lago (Brasil), Cheena Kapoor (Índia) e Mannan Samad (Paquistão).
As bolsas fazem parte do projeto “Um hoje e um amanhã com adaptação climática”, um programa para incentivar a cobertura jornalística sobre adaptação climática, um dos eixos centrais da agenda da COP30. A iniciativa inclui nove bolsas de reportagem.
Nesta primeira fase, com reportagens a serem produzidas durante a COP30, foram selecionadas as pautas dos três jornalistas. Outros seis nomes poderão ser beneficiados na segunda fase do projeto.
A segunda fase tem inscrições abertas até 7 de dezembro de 2025. Serão concedidas seis bolsas de reportagem para coberturas e publicações até o fim de fevereiro de 2026, sobre os resultados da agenda de adaptação na COP30 e como eles se relacionam com as políticas nacionais e locais dos países dos bolsistas.
Consulte o edital de participação neste link.
Inscreva-se pelo formulário deste link.
A seleção é aberta para jornalistas de países do Brasil, Europa e Ásia; e as inscrições podem ser feitas em português ou inglês.