Abraji e outras entidades do Mercosul divulgam nota conjunta em defesa da democracia no Brasil
  • 28.04
  • 2020
  • 13:05
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji e outras entidades do Mercosul divulgam nota conjunta em defesa da democracia no Brasil

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Foro de Periodistas Paraguayos (Fopep), o Centro de Archivos y Acceso a la Información Pública (CAinfo) do Uruguai, e o Foro de Periodismo Argentino (Fopea), em nome dos profissionais da imprensa do Mercosul, vêm se pronunciar em defesa da democracia no Brasil.

As manifestações solicitando a ampliação dos poderes discricionários da presidência da República ou a instalação de uma nova ditadura militar no país vêm recrudescendo nos últimos anos, mas sua gravidade aumenta quando membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário participam de tais eventos e coadunam com essas atitudes consideradas criminosas pela Constituição Federal e pela Lei de Segurança Nacional.

Também causa preocupação entre as entidades abaixo assinadas o recrudescimento da perseguição a jornalistas e o cerceamento da liberdade de imprensa no Brasil. Nos últimos meses, a hostilidade durante coberturas noticiosas, o assédio virtual, o assédio judicial e agressões verbais por parte de autoridades, em especial o presidente da República, vêm se tornando cada vez mais frequentes.

O clima de violência psicológica, recentemente, degringolou para casos de violência física contra repórteres durante coberturas de eventos políticos. Esses problemas se somam ao flagelo histórico dos assassinatos de comunicadores, como Jairo de Souza, Jefferson Pureza e Léo Veras, cujos mandantes raramente são punidos no Brasil.

A Abraji, o Fopea, o Fopep e o CAinfo se postam em defesa veemente dos direitos humanos, da democracia e do jornalismo. O Brasil e a América Latina não podem repetir os erros históricos do passado, quando regimes autoritários violaram o direito à liberdade de pensamento, o direito à liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, detendo, torturando e assassinando jornalistas e suas famílias. 


Acesse aqui para fazer o download da nota original em portugûes e aqui em espanhol.

Assinatura Abraji