Abraji e OCCRP colocam em prática parceria internacional para estimular jornalismo investigativo; veja como participar
  • 10.03
  • 2022
  • 17:00
  • Abraji

Acesso à Informação

Abraji e OCCRP colocam em prática parceria internacional para estimular jornalismo investigativo; veja como participar

A partir de abril, as associadas e os associados da Abraji poderão ter acesso a um sistema internacional que permitirá obter dados públicos dos mais diversos temas em um só lugar. A Abraji fez uma parceria com a OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project), consórcio internacional de jornalismo investigativo com atuação na Europa Oriental, Cáucaso, Ásia Central, América Central e do Sul, para fornecer acesso à Aleph, ferramenta criada pelo consórcio que contém mais de 200 bases de dados que podem ser cruzadas entre si.

A Aleph reúne informações do tipo “follow the money” (siga o dinheiro, na tradução para o português) de 138 países, isto é, bases de dados e documentos para rastrear ativos e propriedades corporativas, gastos governamentais e informações sobre indivíduos e grupos de interesse jornalístico.

Por meio deste sistema, é possível encontrar registros de empresas, aquisições, pessoas de interesse público, diários oficiais, arquivos de tribunais, licenças e concessões, grey literature (documentos e pesquisas produzidos por organizações fora dos canais tradicionais de publicação), arquivos de notícias, registro de terras, listas de sanções, registros financeiros, regulatórios, aéreos, marítimos e documentos de bibliotecas.

Os associados da Abraji que tiverem interesse em usar a Aleph precisam fazer um cadastro no sistema (veja abaixo o passo a passo). Para garantir a segurança dos usuários da plataforma, o acesso só é liberado com o uso de software de dupla verificação (2FA), como o Google Authenticator. Veja aqui um guia de como usar o app no celular.

No próximo mês, serão disponibilizadas bases de dados brasileiras organizadas pela Abraji e pela OCCRP, como a de beneficiários do Auxílio Emergencial e do Bolsa Família, proprietários de aeronaves, doadores e fornecedores de campanha eleitoral, gastos com cota parlamentar de senadores e deputados, bens de candidatos registrados em eleições, candidatos em eleições, embargos ambientais, entre outras. Todos os dados ficarão em uma sessão exclusiva para associados da Abraji na ferramenta. 

Para os associados que atuam com jornalismo investigativo, seja como freelancer ou em alguma redação, será possível ainda preencher uma aplicação (link aqui) para ter acesso a uma outra área da plataforma que reúne dados que não estão abertos ao público geral. Ativistas e pesquisadores acadêmicos também poderão se inscrever, mas o número de bases de dados e documentos será mais restrito. A seleção é feita pela equipe da OCCRP, sem qualquer interferência da Abraji


Conheça mais recursos da Aleph

Num conto de Jorge Luis Borges, o “Aleph” é um ponto no espaço que contém todos os outros. Daí vem o nome do projeto da OCCRP, que permite que os usuários pesquisem em grandes coleções de documentos e bases de dados. O recurso chamado ID Search, que facilita a busca de informações por IDs, integra mais de 100 fontes, incluindo material tão diverso quanto o registro de empresas do Quirguistão, os telegramas do Departamento de Estado dos EUA, as Gazetas de Luxemburgo, Liechtenstein, Suíça e muitos outros países, e o inquérito do parlamento do Reino Unido sobre a morte de Alexander Litvinenko.

Além disso, a Aleph permite que jornalistas façam upload de suas próprias coleções particulares, como documentos, bancos de dados, imagens, digitalizações ou arquivos de e-mail. A vantagem é que todos os documentos ficarão pesquisáveis, mesmo as fotos, por meio de uma tecnologia de OCR que lê os arquivos, além de possibilitar o cruzamento desses dados com os que já estão na Aleph. A tecnologia de reconhecimento de texto é semelhante ao Google Pinpoint, também parceiro da Abraji. As informações disponibilizadas pelo usuário só serão acessíveis por quem as subiu na plataforma, mas é possível adicionar outros usuários se desejado.

A Aleph também extrai detalhes de documentos estruturados: endereços de e-mail, números de telefone e endereços da web são suportados. Outros pontos de dados, como contas bancárias, IDs de notas fiscais, datas e valores monetários, serão adicionados em breve para oferecer aos usuários mais maneiras de dissecar e filtrar os dados e encontrar o que precisam.

Você precisa cruzar dados para sua investigação? Gostaria de acessar um grande número de bases de dados para encontrar pistas para seus projetos? Inscreva-se no projeto Aleph!

Entre outras funcionalidades, esta ferramenta irá ajudá-lo a:

  • Pesquisar nomes de empresas ou pessoas em centenas de documentos do Brasil e do mundo;
  • Cruzar suas listas de entidades para encontrar correspondências com outras bases de dados;
  • Construir gráficos de relações;
  • Subir documentos em formato PDF e transformá-los em texto pesquisável por palavras-chave entre centenas de páginas.


Passos para criar a conta na Aleph

  1. Na tela de log in, escolha a opção "New user? Register".
  2. Digite seus dados e crie uma senha com no mínimo 12 dígitos.
  3. Ative sua conta por meio do seu email. Você receberá um email de verificação com um link para confirmar o seu cadastro.
  4. Ao acessar pela primeira vez a ferramenta, a verificação em duas etapas poderá não ser exigida. No entanto, a partir do segundo acesso, a Aleph exigirá esse tipo de autenticação.
  5. A plataforma indicará a instalação de um aplicativo de autenticação, como o Google Authenticator e o FreeOTP
  6.  Após instalar um desses aplicativos, abra o app e leia o QR Code que aparecerá na tela de login do seu computador (Open the application and scan the barcode).
  7. Em seguida, o aplicativo de autenticação vai gerar um código que deverá ser digitado na tela de login do seu computador.
  8. Quando finalizar todo o processo, será preciso preencher este formulário.


Serviço

Acesso ao Aleph e aos dados da parceria Abraji/OCCRP para associados da Abraji
1 - Cadastre-se no link Find public records and leaks - OCCRP Aleph
2 - Preencha este formulário
O acesso aos dados e recursos especiais do Aleph começa em abril para jornalistas investigativos
Os demais públicos serão selecionados pela equipe da OCCRP

Em caso de dúvidas, escreva para [email protected] 


Atualizado às 12h30 do dia 14.mar.2022.

Assinatura Abraji