Abraji e Anesp abrem inscrições para segunda edição do curso de políticas públicas para jornalistas
  • 19.05
  • 2022
  • 14:00
  • Abraji

Formação

Abraji e Anesp abrem inscrições para segunda edição do curso de políticas públicas para jornalistas

Atualizado às 12h do dia 22.jun.2022. A ordem das aulas 2, 4, 6 e 7 foram alteradas.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) anunciam, nesta quinta-feira (19.mai.2022), a segunda edição do curso “Políticas Públicas para Jornalistas”. O curso on-line terá como foco as eleições de 2022. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 10.jun.2022.
 

Inscreva-se aqui


A nova edição do treinamento tem como objetivo familiarizar jornalistas e assessores com as etapas do ciclo de gestão de políticas públicas baseadas em evidências, abordando os impactos e as particularidades do período eleitoral. O conteúdo programático percorrerá conceitos, indicadores, desenho e dimensionamento, orçamento e financiamento, mapeamento de meios e insumos, além de monitoramento e avaliação de políticas públicas. 

Em 2021, o curso contou com 1.790 inscritos entre estudantes e jornalistas de todo o Brasil. O corpo de docentes, assim como na primeira edição, é formado por especialistas em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG), que são servidores públicos especializados na formulação, implementação e avaliação de programas e políticas públicas na administração federal. 

O programa de treinamento terá duração total de nove horas, distribuídas em nove aulas de uma hora cada, que poderão ser assistidas de forma síncrona, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h, ou gravadas na plataforma de cursos da Abraji. O treinamento será realizado de 20.jun a 20.jul.2022.

Ao final do curso, os alunos que acessarem pelo menos 75% das aulas terão direito à certificação, a ser enviada por e-mail. 

Conheça o programa do curso

AULA 1 - Introdução ao curso e às políticas públicas. Politics vs Policy | Marcelo Gonçalves
20.jun.2022

AULA 2 - Relacionando serviços públicos existentes ou novos | Pedro Pontual
22.jun.2022

AULA 3 - Começando pelo fim – qual o propósito? | Celina Pereira
27.jun.2022

AULA 4 - Política pública informada por evidências: pesquisa, análise e indicadores | Daienne Machado 
29.jun.2022

AULA 5 - Design de política pública e processo decisório | Fernanda Machiaveli
4.jul.2022

AULA 6 - Mapeando e dimensionando os insumos necessários | Virgínia Bracarense Lopes
6.jul.2022

AULA 7 - Orçamento e financiamento de políticas públicas | Paulo Kliass
11.jul.2022

AULA 8 - Implementando as políticas públicas | Daniel Ximenes
18.jul.2022

AULA 9 - Avaliação: Feedback e acompanhamento continuado | Márcia Muchagata
20.jul.2022

Conheça os instrutores

Celina Pereira: Doutoranda e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. É Vice-Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, carreira que integra desde 2008. Tem passagem pelos Ministérios da Educação, da Justiça, da Economia, Gabinete Presidencial, Casa Civil e CADE, além do Governo do Estado de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de São Paulo. Na esfera docente, desenvolve pesquisas nos campos da Ciência Política e Administração Pública, com foco em difusão de políticas públicas, sistemas políticos e processo legislativo. É professora universitária, examinadora de bancas de pós-graduação no Tribunal de Contas da União (TCU) e ministra cursos para carreiras na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Na França, participou de treinamento na temática do combate à corrupção na Ecole Nationale d’Administration (ENA) e foi consultora da OCDE (Organization for Economic Cooperation and Development) na área de governo digital, na Diretoria de Gestão Pública.

Daienne Machado: Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Mestra em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2014). MSc em Evidence-Based Intervention and Policy Evaluation pela Universidade de Oxford (2017). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2009.

Daniel Ximenes: Sociólogo, Doutor em Sociologia pela UnB. Da carreira federal de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com experiência em formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, especialmente na área educacional, bem como na coordenação de políticas intersetoriais. Desde 2006 atua na área de políticas sociais e educacionais, tendo sido Assessor da Casa Civil da Presidência da República, Diretor do Programa Bolsa Família, Coordenador Geral na CAPES e Diretor do MEC em três ocasiões. Organizador do livro “Implementação de Políticas Públicas – questões sistêmicas, federativas e intersetoriais” (ENAP, 2018), e autor do livro  “Implementação Relacional de Políticas Públicas – guia de orientação analítica”-  (Autografia.RJ. 2020). Atualmente é Assessor Legislativo no Congresso Nacional.

Fernanda Machiaveli: Mestre e Doutoranda em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2012, integra a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, tendo ocupado as funções de chefe de gabinete na Secretaria-Executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República e no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Entre 2019 e 2022, liderou a GNova Transforma, área de Transformação Governamental na Diretoria de Inovação da Enap, responsável por uma carteira de projetos voltados a desenvolver estratégias e soluções para desafios públicos no âmbito federal e municipal. Foi bolsista do Rockefeller Center for Latin American Studies, Special Student na Graduate School of Arts and Sciences da Harvard University e professora na FGV-Brasília, UDF, Escola Paulista de Direito e Enap. Antes de ser servidora, atuou como consultora da Unesco, analista política da Tendências Consultoria, assessora para relações governamentais da Sabesp e coordenadora de advocacy da Rede Justiça Criminal.  

Marcelo Gonçalves: Possui graduação (2005) e mestrado (2007) em Ciência Política pela Universidade de Brasília. É mestre em políticas públicas pela Universidade da Califórnia, San Diego (2018). E, atualmente, é doutorando em Políticas Públicas na Duke University. Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) desde 2006. Já desempenhou diversas funções no governo federal, tendo ocupado cargos de assessoria e direção no Ministério do Trabalho, no antigo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Presidência da República), no Ministério de Direitos Humanos e no Ministério de Desenvolvimento Social, atual Ministério da Cidadania.

Márcia Muchagata: Doutora em Estudos do Desenvolvimento pela University of East Anglia, mestre em Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela mesma instituição e Engenheira Agrônoma pela Esalq/USP. Antes de ingressar na carreira foi extensionista rural, pesquisadora e docente. Como EPPGG, atuou nos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Cultura, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Hoje na Fiocruz , trabalha com temas relacionados a indicadores de saúde na Agenda 2030; Populações  Vulneráveis e Covid-19; e Gênero, Saúde e Mudanças Climáticas.

Paulo Kliass: Estudou Arquitetura e Urbanismo (USP) e Administração Pública (FGV/SP) na graduação. É mestre em economia pelo IPE/USP e doutor em Economia pela Universidade de Paris 10 (Nanterre, França). EPPGG desde 1997, trabalhou em diversos órgãos da administração pública federal: Planejamento, Previdência, Ciência e Tecnologia, ANVISA, Câmara dos Deputados e Casa Civil. Desde abril de 2020 está aposentado.

Pedro Pontual: Formado em Engenharia Elétrica pela UnB, especialista em Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável pela EPFL, mestre em Políticas Públicas pela Indiana University e mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Ingressou na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental em 2006, tendo atuado na Secretaria Especial dos Direitos Humanos, na Comissão Nacional da Verdade, na Enap, no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e na Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, onde monitorou os preparativos para as Olimpíadas Rio 2016 - Atualmente está em exercício Ministério da Economia trabalhando em gestão da informação. Está na segunda gestão como presidente da ANESP. 

Virgínia Bracarense Lopes: Especialista em Direito Público pela da PUC-MG (2015), bacharel em Direito pela UFMG (2007) e bacharel em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro do Estado de Minas Gerais (2005). Cursando o Master em Liderança e Gestão Pública, do CLP (turma 7). Ganhadora do Prêmio Espírito Público 2019 na categoria Gente, Gestão e Finanças Públicas. Servidora pública da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal. Atuou no Ministério da Economia, no projeto de criação e implantação da Central de Compras, unidade que dirigiu, desenvolveu e implantou projetos premiados e que se tornaram referência como Compra Direta de Passagens Aéreas, TáxiGov e Almoxarifado Virtual. Atualmente, é Superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial, do Centro de Serviços Compartilhados, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Implantação da Nova Lei de Licitações no Estado de Minas Gerais. Membra do Comitê Gestor da Rede Nacional de Compras Públicas. Membra do Instituto Nacional da Contratação Pública (INCP). Professora, palestrante e autora de artigos.
 

Assinatura Abraji